TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O NOME DA ROSA

Por:   •  17/9/2016  •  Resenha  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  159 Visualizações

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CAMPUS MARTE (UNIBERO)

Serviço Social






ANÁLISE SOBRE “O NOME DA ROSA”

São Paulo
2016


ANÁLISE SOBRE “O NOME DA ROSA”

Trabalho apresentado para a disciplina de Filosofia, do curso de Serviço Social, como avaliação Bimestral, sob a orientação do Prof.Tiago Gomes Cordeiro.

São Paulo
2016

Análise sobre o “O Nome da Rosa” e conexões com o Serviço Social

Em princípio os livros proibidos pela igreja se opunham aos ideais que a religião acreditava e reproduzia.  Seria uma desvantagem se a população tivesse acesso a esses conteúdos literários e filosóficos, pois davam ao leitor um certo senso crítico que o fariam questionar e deixar de seguir os dogmas da igreja, fazendo com que as autoridades religiosas perdessem o poder e influência, e como consequência a diminuição das riquezas católicas. A perda dessas obras é imensurável pois muitos trabalhos realizados cujo conteúdo provavelmente teria grande importância para a humanidade, jamais foram recuperados.

No filme, os questionamentos ficam por muitos analisados apenas sob a superfície, visto quando o inquisitor chega ao mosteiro para encontrar e solucionar as mortes que estão acontecendo no local, acreditando ser um feito maligno e não buscando as causas racionais do problema. Já o monge franciscano, faz o uso da razão, investigou e questionou a origem dos acontecimentos no mosteiro, utilizando-se de perguntas e analisando todos os fatos de forma racional.

Assim como o monge que explicou as causas dos acontecimentos de forma racional, no serviço social, deve-se buscar nas relações sociais as causas e soluções para os problemas da sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com