TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O OBJETO DE ESTUDO DO DIREITO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Casos: O OBJETO DE ESTUDO DO DIREITO NA SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  422 Visualizações

INTRODUÇÃO

A atual sociedade vem passando por um processo de mudanças do comportamento social acerca de conflitos com as influências da sociedade anterior, que nos mostram resultados significantes e necessários para que a mesma seja capaz de melhorar suas atitudes, conceitos e valores. Nossas discussões foram em torno, principalmente, das obras de Hans Kelsen (2000), Thomas Kuhn (1985), Carlos Cossio (2003), Miguel Reale (2002) e Stamford (2003), que são os principais pensadores que contribuíram para a formação do conhecimento científico do direito.

Para Kelsen (2000), a ciência tem a principal missão de conhecer o seu próprio objeto, daí a nítida tendência anti-Ideológica da Teoria Pura do Direito. Kuhn (1985, p. 20), conceitua ciência como “a reunião de fatos, teorias e métodos reunidos nos textos atuais”, no qual a sociedade contribui para buscar o objeto, pois não podemos esquecer que as ciências possuem seus objetos próprios de estudo específicos. Com isso, a pesquisa foi delimitada por meio de estudos, apresentando uma análise sobre o objeto de estudo do direito na sociedade brasileira contemporânea.

As diversas interpretações jurídicas, filosóficas e sociológicas procuram cada vez mais definir a importância de constituir o mesmo como uma necessidade de organização na vida do ser humano. Inúmeras, são as causas dessa divergência, podendo ser mencionada, dentre outras, a existência de várias concepções como Iluminismo, Positivismo, cada qual com teoria própria sobre o objeto de estudo do direito na sociedade brasileira contemporânea.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com