TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do estudo da ética, do comportamento organizacional, da teoria da contabilidade e da aplicação da contabilidade comercial na sociedade brasileira em tempo de crise.

Por:   •  22/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.052 Palavras (21 Páginas)  •  737 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise da importância do comportamento ético na contabilidade e na sociedade, momento em que o mundo passa por grandes mudanças, tempos de globalização e reestruturação competitiva, as empresas que se preocupam com a ética e conseguem converter suas preocupações em práticas efetivas, mostram-se mais capazes de competir com sucesso e conseguem obter não apenas a satisfação e a motivação dos seus profissionais, mas também resultados compensadores em seus negócios.

As empresas se reformam e se transformam para sobreviver a essas mudanças e atender melhor seu consumidor. Assim, hoje, para um sucesso continuado, o desafio maior das empresas é ter uma ética interna que oriente suas decisões e permeie as relações entre as pessoas que delas participam e, ao mesmo tempo, um comportamento ético reconhecido pela sociedade. Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam.

A sobrevivência e evolução das empresas e de seus negócios, portanto, estão associadas cada vez mais a sua capacidade de adotar e aperfeiçoar condutas marcadas pela seriedade, humildade, justiça e pela preservação da integridade dos direitos das pessoas. Verificamos a importância das informações contábeis e o seu auxílio dentro de uma empresa, em que o contador e o administrador devem estar lado a lado visando e buscando bons resultados; porém os administradores nem sempre dão importância para as informações que eles encaminham para o escritório de contabilidade, tratam apenas como geradoras de impostos.

Os Contadores devem criar em seus clientes a necessidade de valorizar a geração de dados, pois estes são essenciais para a análise de investimentos na empresa, se estes dados forem realizados de forma fictícia eles não servirão para embasar a tomada de decisões, sendo um dos pontos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de uma instituição.  A contabilidade é a base solida para tomada de decisões no mundo dos negócios, ela e fundamental para o bom desempenho das empresas e para o desenvolvimento de um Pais. A contabilidade fez e fará sempre parte desse desenvolvimento. A aplicação da Ciência Contábil tem toda condição de dar o suporte e oferecer a estrutura necessária para o crescimento sustentável do Brasil.

Palavras-Chave: Ética; comportamento; organizações.

Introdução

Nossas pesquisas nos levaram a entender sobre a importância da ética, da contabilidade dentro de uma organização, sendo que elas devem andar juntas para o sucesso e crescimento da empresa e satisfação de seus colaboradores.

Vamos discorrer em nosso trabalho sobre o que é ética? O que é ser ético? Como deve ser o comportamento ético dentro das empresas? O que é comportamento organizacional em tempos de crise e motivação?Assuntos que devem ser abordados para se enfrentar um mercado competitivo em tempos de crise para se obter habilidades por parte dos empresários e de seus colaboradores.

Também temos a Liderança Moderna onde se verifica o que motiva o funcionário a buscar crescimento, se manter no emprego e por parte das empresas o que leva a empresa a manter o funcionário em seu quadro de funcionários, quais os benefícios que a empresa terá?

Em Teoria da Contabilidade saberemos quando surgiu? Como evolui? O que é teoria? O que é contabilidade? Iremos expor órgãos que fazem a contabilidade uma ciência a ser levada a sério até os dias atuais, os quais fazem da contabilidade no Brasil ser igual a contabilidade do mundo. Falaremos dos princípios contábeis que devem ser respeitados dentro da entidade.

Em Contabilidade Comercial uma contabilidade elaborada para ajudar o empresário a conhecer melhor sua empresa, aprimorar sua visão de empresário para a melhor tomada de decisão e conscientização. Um esclarecimento para que os empresários passem a entender que a Contabilidade é uma peça de fundamental importância para manutenção e expansão de seus negócios.

Nosso objetivo é mostrar que Contabilidade está em evolução, não é uma ciência acabada, sempre temos alterações em legislações, novas normas e procedimentos a ser aplicados.

A importância do comportamento ético nas organizações

  1. O QUE É ÉTICA?

Ética se refere à teoria ou estudos sobre a prática moral. Dessa forma ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinados sistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade.

A ética parte do fato da existência da moral, isto é, toma como ponto de partida à diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas. Como teoria, não se identifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular e tampouco pode adotar uma atitude indiferente ou eclética diante delas. Como as demais ciências, a ética se defronta com fatos. Que estes sejam humanos implica, por sua vez, em que sejam fatos de valor. Mas nada disso altera minimamente a verdade de que a ética deva fornecer a compreensão racional de um espaço real, efetivo, do comportamento dos homens.

  1. SER ÉTICO

Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranquilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.

Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo e sua localização no mapa. A regra ética é uma questão de atitude, de escolha. Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais; conforme ARRUDA (2002):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34 Kb)   pdf (242.1 Kb)   docx (148.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com