TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Olhar Dos Assistentes Sociais Que Atuam Na Política De Assistência Social Da Proteção Social Especial

Por:   •  14/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  3.679 Palavras (15 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]                

 

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

RAQUEL CUTRIM CUTRIM BARROS

3233534

PROTEÇÃO CONTRA ABUSOS E A NEGLIGÊNCIA AO IDOSO: O olhar dos assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social da Proteção Social Especial

TAPURAH–MT

2023

APRESENTAÇÃO[a]¹

        O presente trabalho tem como tema Proteção Contra Abusos e a Negligência ao Idoso: O olhar dos assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social da Proteção Social Especial. Quando pesquisada na Plataforma SCIELO (biblioteca virtual de revistas científicas brasileiras em formato eletrônico) sobre algumas palavras-chave específicas, pouco encontrou resultados satisfatórios sobre o assunto que queremos aprofundar conhecimento, e isso instiga mais ainda a busca por artigos e respostas às perguntas que fazem referência ao Papel do Assistente Social na Proteção do idoso contra abusos e negligências. Compreendendo o crescimento populacional de idosos em consequência do aumento da expectativa de vida, durante o estágio realizado no CREAS de Tapurah – MT despertou-me o interesse em compreender sobre as Políticas Públicas e como garantir os direitos à População idosa, em especial a luta contra violências e negligências com essa população. É possível observar no contexto moderno que apesar do aumento da expectativa de vida populacional, ainda é preciso um cuidado especial com esta população que pode ser descuidada propositalmente por não serem tão proativos quanto os mais jovens, e a partir de conceitos estruturais e estigmatizados, os direitos dos idosos pode não ser garantido como deveria acontecer naturalmente.  

1 TÍTULO

PROTEÇÃO CONTRA ABUSOS E A NEGLIGÊNCIA AO IDOSO: O olhar dos assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social da Proteção Social Especial.

2 PROBLEMA

         

“Como os assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social da Proteção Social Especial percebem e enfrentam os desafios relacionados à proteção contra abusos e à negligência ao idoso, considerando as práticas, políticas e recursos disponíveis?”

3 PROBLEMATIZAÇÃO

De forma significativamente a negligência e o abandono de idosos serão um problema cada vez com mais visibilidade entre nós. Tendo conhecimento que esse descaso aos Idosos sempre existiu, todavia em ambientes mais fragilizados e vulneráveis. As políticas públicas desempenham um papel de extrema relevância na abordagem de maus tratos contra o idoso. O Assistente Social é o profissional capacitado para trabalhar com as políticas públicas e programas do governo que visam assegurar que as Leis estabelecidas no Estatuto do Idoso sejam efetivadas.

A atuação do CREAS vem contribuindo para a superação da violação dos idosos atendidos. A proteção contra abusos e a negligência ao idoso é um assunto de extrema importância na Política de Assistência Social da Proteção Social Especial. Os assistentes sociais que atuam nessa área são focados em garantir que os idosos sejam protegidos da violência e dos abusos, além de receberem cuidados adequados. Esses profissionais realizam um trabalho inteligente e são muito recursos na abordagem dessas questões. Atuam em parceria com diferentes instituições para garantir uma resposta rápida em casos de suspeita de violência ou abuso.

Além disso, são treinados para identificar sintomas de violência e negligências, e encaminhar os idosos para o atendimento adequado. Os assistentes sociais são muito criativos na busca por soluções para proteger os idosos. Dedicam-se às famílias e à comunidade para promover o envelhecimento saudável e prevenir a violência. Em resumo, os assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social da Proteção Social Especial são dedicados e focados no bem-estar dos idosos. Usam de muitos recursos e trabalham criativamente para proteger os idosos e garantir que eles recebam o atendimento e os cuidados necessários.

Além de ser reconhecidamente já um problema de direitos humanos, não é possível comparar estudos para se chegar à conformidade acerca da quantidade e tipo de abusos cometidos sobre os idosos.

Diante das competências dos assistentes sociais desempenham um papel de extrema relevância na abordagem de maus tratos contra o idoso. De acordo com Malagutti (2000), o artigo 10 e inciso IV estabelecem como papel da Justiça no cuidado ao idoso: a promoção e defesa dos direitos da pessoa idosa, o zelo pela aplicação das normas relacionadas ao idoso, determinação de ações para coibir abusos e lesões a seus direitos. É possível afirmar que são profissionais capacitados a realizar seu papel como agente interventivo no enfrentamento das questões sociais.

 

4 OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral

Analisar o papel do Assistente Social que atua no Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI no que diz respeito à Proteção contra abusos e negligência ao idoso.

  1. Objetivos específicos

 

Investigar os principais problemas e vulnerabilidades enfrentados pelos idosos na sociedade moderna;

Compreender o cuidado do Assisnte Social que atua no CREAS na busca de prevenção de maus-tratos e violência contra idosos;

Identificar o papel do Assistente Social neste contexto.

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha de investigar a perspectiva dos assistentes sociais que atuam na Política de Assistência Social da Proteção Social Especial em relação à proteção contra abusos e negligência ao idoso se justifica pela importância de compreender as dinâmicas, desafios e possíveis lacunas existentes nesse contexto específico. O envelhecimento populacional é uma realidade crescente em diversas sociedades, demandando uma atenção especial para a proteção dos idosos, especialmente daqueles em situações de vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (183.8 Kb)   docx (240.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com