TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM NOS PROJETOS DE HABITAÇÃO POR INTERMÉDIO DO TRABALHO SOCIAL

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

serviço social

ANTONIA FERNANDA NEVES DE SÁ

A CONTRIBUIÇÃO DOS ASSISTENTES SOCIAIS QUE ATUAM NOS PROJETOS DE HABITAÇÃO POR INTERMEDIO DO TRABALHO SOCIAL.

[pic 3]

PICOS

2018

sumário

  1. APRESENTAÇÃO--------------------------------------------------------------------03
  2. JUSTIFICATIVA-----------------------------------------------------------------------04
  3. OBJETIVOS
  1. GERAL-------------------------------------------------------------------------------05
  2. ESPECIFICO-----------------------------------------------------------------------05
  1. PUBLICO ALVO-----------------------------------------------------------------------05
  2. METAS A ATINGIR-------------------------------------------------------------------05
  3. METODOLOGIA-----------------------------------------------------------------------06
  4. AVALIAÇÃO----------------------------------------------------------------------------06
  5. REQUISITOS TÉCNICOS OU RECURSOS-----------------------------------07
  6. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO-------------------------------------------------07
  7. BIBLIOGRAFIA------------------------------------------------------------------------08

  1. APRESENTAÇÃO

Este projeto foi desenvolvido pela acadêmica do curso de Serviço Social da UNOPAR do 6° período e tem como tema: “A contribuição dos assistentes sociais que atuam nos projetos de habitação por intermédio do trabalho social”, tem como local de atuação a Coordenadoria de Habitação e Urbanismo do município de Picos-PI, localizado na Av. Nossa Senhora de Fátima, nº 827 bairro Canto da Várzea, onde contamos com a participação dos profissionais da instituição que colaboraram para o desenvolvimento do mesmo, realizando uma interpretação da realidade em que se inserem os beneficiados pelos programas sociais de habitação.

Através da descrição e análise da experiência vivenciada durante o estágio curricular obrigatório, será possível fazer uma aproximação de como o Serviço Social intervém, através do processo Sócio-Assistencial, para dar conta das necessidades dos beneficiados. Ao final deste estudo, pretende-se apontar os resultados obtidos no decorrer das pesquisas, com a perspectiva de demonstrar a garantia do direito à moradia, que não se resume apenas em um teto, mas no direito à cidade e todos os equipamentos necessários para a sobrevivência do cidadão, bem como os desafios postos para o profissional de Serviço Social.

  1. JUSTIFICATIVA

O Serviço Social enquanto profissão regulamentada pela Lei 8.662 de 1993 torna os profissionais desta área aptos para atuar em diversas instituições com a finalidade de mediar às problemáticas existentes e amenizar as expressões da questão social encontradas no ambiente profissional. Ambiente este que vem sendo denominado de espaço sócio ocupacional do Serviço Social, pois é uma atuação requerida pela sociedade a partir do surgimento de novas expressões da questão social, novos conflitos e problemas que são vistos como demandas para o Assistente Social.

A falta, as más condições de moradia, o inchaço das cidades, o crescimento desordenado dos bairros e o surgimento das favelas são expressões da questão social, relacionadas à habitação, portanto, caracteriza-se um dos novos espaços de atuação do Assistente Social.

O interesse pelo tema nasceu pelo contato com projetos habitacionais desenvolvidos na Coordenadoria de Habitação e Urbanismo da cidade de Picos-PI campo onde foram efetuados estágio curricular obrigatórios I e II do Curso de Serviço Social da UNOPAR e também em conhecer mais sobre os profissionais do serviço social que trabalham com a perspectiva da garantia do direito à moradia, à cidade e a todos os direitos sociais.

  1. OBJETIVOS

3.1GERAL

- Analisar a atuação do profissional de Serviço Social na política de habitação no acesso ao direito e de que forma o assistente social se insere e desenvolve seu trabalho nesta política, com vistas à construção de novas ferramentas de intervenção.

3.2 ESPECIFICO

- Investigar a compreensão do assistente social acerca da política de habitação de interesse social, visando a constituição de novos subsídios de análise.

- Identificar as principais contribuições do trabalho do assistente social na política de habitação, dispondo-se a dar maior visibilidade ao processo de garantia de direitos.

- Conhecer quais os instrumentos utilizados pelo profissional da Assistência Social e a sua verdadeira atuação junto ao usuários do Programa Minha Casa Minha Vida

  1. PUBLICO ALVO

Nosso público alvo são os profissionais de serviço social que atuam na Coordenadoria de Habitação e Urbanismo no município de Picos.

  1. METAS A ATINGIR

Contribuir para que o Assistente social conheça seu papel na política de habitação, são elas:

 - começa com a divulgação ampla do projetos sociais na localidade onde são desenvolvidos;

-caso não tenha o programa habitacional no seu município é atribuição do mesmo, propor o projeto ao Gestor Municipal;

-Uma vez tendo o projeto, o assistente social deve divulgá-lo, por meio de todos os meios de comunicação disponíveis, em seguida proceder o cadastro das pessoas de acordo com as condicionalidades do programa; 

- Depois de feitos os cadastros, deve avaliar e selecionar aquelas famílias que cumpram as condições do projeto e de modo continuo, realizar reuniões periódicas com as pessoas contempladas;

-Recolher documentação, investigar a veracidade das condicionalidades, esclarecer sobre a importância da casa própria e que a mesma não pode ser vendida e ainda o acompanhamento da construção das casas, junto ao Gestor Municipal, engenheiros e todos os envolvidos com a construção, bem como concessionária de rede de esgoto, agua e energia elétrica. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com