TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETOS DE PESQUISA EM SOCIAL

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.913 Palavras (24 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO DE MATÃO/ SP

SERVIÇO SOCIAL – 3º ANO/ 6º SÉRIE

PROJETOS DE PESQUISA EM SOCIAL

NOME

RA

Andréia C. Mendes

4315796524

Daniela Conrado

4300066339

Helenice de Almeida

3821677280

Irenides de F. Cardoso

4910893162

Marcia R. S. Figueiredo

3833706103

Maria de F. C. Lima

4356818569

Andréia C. Mendes

4315796524

                                                                   

Profa. EaD: Ma. Ana Lúcia A. Antonio

Prof. Tutor Presencial: Fátima Ap. Guil

Prof. Tutora a Distância: Jôsi da Costa Greffe

Matão/ SP

2014

ANDRÉIA CRISTINA MENDES

DANIELA CONRADO

HELENICE DE ALMEIDA

IRENIDES DE FATIMA CARDOSO

MARCIA ROSANGELA S. FIGUEIREDO

MARIA DE FÁTIMA C. LIMA

PROJETOS DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL

Atividades Práticas Supervisionadas apresentadas à Faculdade Anhanguera de Matão/ SP, como parte das exigências do Curso de Serviço Social para aprovação na disciplina de Projetos de Pesquisa em Serviço Social.

Profª. EaD: Ma. Ana Lúcia A. Antonio

Matão – SP

Novembro/ 2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        RESENHA .        5

2.        PROBLEMA  DE PESQUISA        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        METODOLOGIA        11

5.        PROJETO DE PESQUISA        16

6.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        20

INTRODUÇÃO

Elaboração do Projeto de Pesquisa em Serviço Social, para o aprimoramento das práticas acadêmicas, com aparato teórico e metodológico necessário à interpretação das questões sociais, assim como promover a reflexão a respeito da interferência do assistente social na sociedade.

Para um bom desenvolvimento do projeto é de fundamental importância, o embasamento teórico nos fundamentos metodológicos e científicos, refletindo sobre a diferenciação entre o conhecimento científico e o senso comum, as condutas de pesquisas, os procedimentos didáticos e ferramentas de ação. O entendimento da realidade social sua particularidade e potencialidade no desafio de construir articulações orgânicas entre a produção de conhecimento e a prática profissional.

O desafio do serviço social, diante da questão do idoso, que vive momentos de exclusão social e discriminação, é a conscientização entre as diferentes faixas etárias a fim de despertar a sensibilidade, além de potencializar e emancipar a pessoa idosa a acreditar em si, como pessoa de direitos, isso os levará a redescobrir sua verdadeira identidade, assumir-se como pessoa imprescindível a sua produtividade social. De acordo com o artigo 230 da Constituição Federal de 1988: “A família, a sociedade e o Estado tem o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”.

  1. RESENHA

CONSTRUINDO CAMINHOS PARA ANÁLISE DE POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: O DEBATE SOBRE CIÊNCIA

A análise de políticas de saúde no Brasil traz três grandes desafios:

1) a trajetória política, social e cultural e suas interferências no processo político;

2) o desenvolvimento, conceito e abordagens de construção das políticas;

3) metodologias de análise e reflexão sobre os objetivos e resultados dos estudos.

A natureza teórica tem por objetivo explorar o processo de construção do conhecimento e da ciência para a análise de políticas. A identificação sobre a ciência e o conhecimento científico traz abordagens realistas de descrever a realidade tal como ela é, e universalistas de pretender construir um conhecimento de validade universal. Busca construir uma sociedade mais justa e um sistema de saúde para responder de modo integral às necessidades da população brasileira. Pelos estudos da objetividade, não mais com a realidade, mas como o exame sistemático pelas diretrizes das crenças e dos valores que norteiam a investigação. Oferecem narrativas sobre as políticas que destacam daquelas sustentadas no senso comum pelos sujeitos nelas envolvidos, para abranger suas capacidades de compreensão e de reflexão dos processos implicados.

A ciência tem uma forma própria de produção de conhecimento objetivo, com base em provas e em evidências, não dá margem à subjetividade, ou seja, o “achismos”, tudo tem que ser fundamentado em provas. Por consequência o senso comum se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração a geração.

O método científico parte da observação sistemática de fatos, seguido da realização de experiências, das deduções lógicas e da comprovação científica dos resultados obtidos, ou seja, é a lógica aplicada à ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.2 Kb)   pdf (271.3 Kb)   docx (366.4 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com