TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O papel da engenharia agronômica na sociedade

Artigo: O papel da engenharia agronômica na sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/6/2014  •  Artigo  •  246 Palavras (1 Páginas)  •  299 Visualizações

A Agronomia, ou Engenharia Agronômica, tem papel relevante em uma sociedade que consome cada vez mais alimentos e, por outro lado, exige um cuidado maior com o ambiente.

No Brasil, as propriedades rurais apresentam características muito diferentes, como, por exemplo, grandes unidades especializadas, com condições tecnológicas modernas, que fazem contraponto às áreas mais modestas da agricultura familiar.

Nesse sentido, o profissional precisa ter uma formação generalista, mas com alguma especialização. Ele se envolve com as diversas esferas da produção agrícola (como pequenas e grandes propriedades) e em várias atividades, como irrigação, topografia, beneficiamento e armazenamento de grãos, adubação do solo, defesa sanitária vegetal, processamento de produtos agrícolas, alimentos e nutrição animal, melhoramento genético e biotecnologia.

O agrônomo também pode exercer funções de ensino (em nível universitário, técnico e médio), pesquisa, planejamento, assistência técnica, extensão e comercialização. Na cidade, atua nos vários níveis de distribuição dos produtos agrícolas e, ainda, no planejamento visual urbano, por meio da ação em paisagismo e arborização. Merecem ainda destaque as possibilidades de trabalho abertas pela produção de energia de fontes renováveis (álcool e biodiesel) e certificação de produtos agropecuários.

Os cursos de Agronomia oferecidos pela Unesp são de reconhecida qualidade. Ministrados por docentes com titulação igual ou superior à de doutor e com dedicação exclusiva ao ensino, à pesquisa e à extensão, têm infraestrutura moderna, com laboratórios e equipamentos de última geração, além de fazendas experimentais. Os estudantes têm a oportunidade de desenvolver atividades de iniciação científica, extensão e estágios em empresas do setor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com