TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa Bolsa Familia

Por:   •  14/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

Marilza de Souza Santos

[pic 1]

Primeira Atividade Avaliativa: Tema, Justificativa e Objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social

Trabalho necessário para obtenção parcial da graduação do Curso de Serviço Social: Programa Bolsa Família, pela Universidade Luterana do Brasil, pólo Colégio Souza Pazzini – Cidade de Cajamar – Estado de São Paulo-SP

Professor da Disciplina: Maria Suzete Muller Lopes

Tutor Virtual: Eliana Souza da Silva

Orientador Presencial: Nádia Yara Ribeiro Bernardo

Cajamar / SP

2017


[pic 2]

SUMÁRIO

[pic 3]

1.        DELIMITAÇÃO DE TEMA        3

2.        JUSTIFICATIVA        4

3.        OBJETIVOS        6

3.1        OBJETIVOS GERAIS        6

                                                                                                                                      7

4.        REFERÊNCIAS        8


  1. DELIMITAÇÃO DE TEMA

         

          Qual a importância do programa Bolsa Família, para as Famílias em situação de vulnerabilidade social?

          O Programa emancipa as famílias e melhora a qualidade de vida, proporcionando uma expectativa de um futuro melhor.

  1. JUSTIFICATIVA

         O interesse pela construção deste trabalho surgiu após uma breve reflexão no período de estágio, no CRAS Polvilho - Município de Cajamar – SP, no processo de aprendizagem pertinente ao Serviço Social, onde presenciei a crescente demanda da questão social.

          Nesse contexto nota-se que é de grande relevância a preocupação com a qualidade de vida, e a emancipação das famílias que são atendidas, no CRAS Polvilho pelo programa de Transferência de Renda: Bolsa Família.                    

          Conforme a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais - CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social é a porta de entrada para todos os serviços da proteção social básica, desenvolvidos no território de abrangência do CRAS, em especial os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, bem como o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas, que devem ser a ele referenciados e manter articulação com o PAIF.

          A partir do trabalho com famílias no serviço PAIF que se organizam os serviços referenciados ao CRAS. O referenciamento dos serviços socioassistenciais da proteção social básica ao CRAS possibilita a organização e hierarquização da rede socioassistencial no território, cumprindo a diretriz de descentralização da política de assistência social. 

           

          Como relata a Politica Nacional de Assistência Social -(PNAS).

           

           A Assistência Social é direito do cidadão, sendo assim um dever do estado garantir esses direitos, todo cidadão tem direito de uma habitação e de se alimentar, no entanto desde então, muitas defasagens foram percebidas nesta afirmativa, onde á uma grande demanda que nem sempre é atendida.

         

           Nos últimos anos, vivenciamos as transformações econômicas que impactam diretamente no mercado de trabalho e nas politicas sociais, exigindo eficácia e eficiência no cumprimento de intervenções capazes de contemplar a crescente demanda emergente da vulnerabilidade social em face da pobreza.

             

           A participação do Serviço Social surge para atender as necessidades do homem em toda sua historia. E o assistente social de varias formas, atua com as diferentes situações sociais desencadeadas pelo aumento do desemprego e da vulnerabilidade social. O trabalho do assistente social no CRAS, faz das seguintes atuações; Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; informação, comunicação e defesa de direitos; promoção ao acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa.          

          A Questão Social pode ser definida como: “O conjunto de expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais coletiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma minoria da sociedade”.    

           A nova Questão Social: Refere-se à ampliação do trabalho na sociedade capitalista madura, trazendo consigo a degradação do trabalho, a perda e o desaparecimento de muitas categorias e postos de trabalho. Quando o Estado passa a se retirar do campo social com cortes, privatizações, dentre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com