TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE LEVOU A MODERNA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL SER DIFERENTE DAS DEMAIS?

Por:   •  16/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Max Weber

Questão central para Weber: O QUE LEVOU A MODERNA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL SER                                     .                                                                     DIFERENTE DAS DEMAIS?

  • Racionalidade: Principal característica das sociedades ocidentais. A relação das pessoas com o mundo a seu redor, seja ela econômica, politica, social, religiosa e artística, foram impregnados por um jeito racional de agir.

Assim ele analisa a sociedade moderna a partir da razão (racionalidade), pois se fez presente em todas as áreas da nossa vida, aparecendo nas nossas relações. A razão vai adoecer o individuo segundo Weber, pois controla o tempo e etc, assim havendo um excesso de razão.

  • Tipo ideal: é um instrumento metodológico usado por Weber, modelo de interpretação e investigação. Só existe como utopia. Não é e nem pretende ser um reflexo da realidade complexa. Sendo um modelo simplificado do real, como uma caricatura, exagera para enxergar a realidade.
  • Conceitos fundamentais para Weber:
  • Ação: é toda a conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e que orienta essa ação. Ex.: Professora vai trabalhar mesmo chovendo, é uma ação que tem significado subjetivo.
  • Ação social: quando o que orienta a ação leva em consideração o outro, ou os outros. Esta interligada ao individuo e a sociedade, como o mesmo se comporta em publico, sobre o que o outro vai pensar. Esse conceito não se propõe a julgar a validez dos atos, nem entender o agente enquanto pessoa.

Qual a conexão de sentido? A ação social, tem significado atribuído pelos indivíduos.

  • Poder   Dominação
  • Poder : possibilidade de impor a sua própria vontade, mesmo contra a vontade dos outros. Ex.: Assalto, algo totalmente ilegítimo. Porem o poder não é amplo, sendo passageiro o e limitado.
  • Dominação: Probabilidade de encontrar obediência nos outros e essa dominação tem que ser legitima, ou seja, tem que haver o convencimento diante da dominação.

Três tipos de dominação legitima:

  1. Dominação racional/legal; sua base esta no estatuto, leis e normas, ou seja, tento uma base jurídica e legal, mesmo que não concorde o individuo compre a lei. Onde há uma relação que não possui sentimentos e sim uma relação de obediência a um direito ou norma hierarquia, sem haver consideração á pessoa em si, pois não olha a pessoa simplesmente é aplicada. Ex.: contribuinte e estado, onde o contribuinte é obrigado por lei a pagar tributo ao estado e isso é uma forma de dominação.
  2. Dominação tradicional; é baseada em uma tradição, costumes, sendo a forma mais antiga de dominação e esta interligada ao respeito e pode ser instituída diante da admiração e nela há uma fidelidade patriarcal e essa relação é solida e estável, não há questionamento do motivo de agir de tal forma uma vez que já é normal tal atitude na sociedade ou grupo. Ex.: Pai e filho/ Rei e príncipe.
  3. Dominação carismática; há uma identificação com o carisma do líder, ou seja, há uma influencia por fatores emocionais e afetivos, uma vez que o mesmo é persuasivo, passando inspirações. É uma obediência que não é estabelecida por regra, ou cargo, apenas pela confiança aplicada. Ex.: Ghandi para os indianos, uma vez que o mesmo tem um caráter simbólico para seus seguidores.

Marx

Questão central para Marx: LUTA DE CLASSES

  • Instrumento metodológico de Marx: Materialismo Historio-Dialetico, partindo da historia das lutas de classe, analisando as condições matérias de vida das pessoas e a dialética, pois existe luta, não sendo algo parada, ou seja, esta em movimento.

Parte da premissa de enfatizar as condições matérias dos indivíduos e chamar a atenção da classe trabalhadora para reagir diante do sistema opressor.

  • Marx estudava a Sociologia moderna pensando na sociedade, observando as lutas de classe dentro do sistema capitalista. E algumas características do capitalismo, como a exploração da classe trabalhadora.
  • Ruptura com a concepção de natureza humana, idealismo e socialistas utópicos.  Fazendo pensar como que o ser humano é capaz de fazer uma revolução, diante da visão do ser social. Marx inaugura um socialismo cientifico, onde fala que o trabalhador poder fazer revoluções a partir de uma tomada de consciência e assim compreender a mais valia presente na exploração capitalista.
  • Perspectiva historia - diante de uma visão calcada no processo histórico.
  • Divisão Social do trabalho - é um processo de exploração do trabalhador, onde o mesmo se converte em mercadoria. Pois os meios de produção estavam na mão dos burgueses e o individuo não via outra alternativa para sua subsistência a não ser vender sua mão de obra.
  • Sociedade capitalista – o trabalhador não tem outra saída, a não ser vender sua força de trabalho.
  • Teoria x pratica – com processo de conscientização do individuo “ a burguesia produz seu próprio coveiro” Pois a exploração era tão grande que era impossível e invertavel ao trabalhador aceitar condição de sujeito explorado, a partir do momento em que o mesmo se conscientiza dessa exploração. O sistema capitalista criou também a força social que há de destruí-lo, a classe dos trabalhadores assalariados modernos, o proletariado.  “Sua queda é o triunfo do proletariado são igualmente inevitáveis.”

“O individuo vale o que produz” A divisão social do trabalho trouxe uma grande exploração, logo o individuo se torna mercadoria. Assim como faz com os objetos, o capitalismo transforma tudo em mercadoria. Ex.: a Biblia, fabricam vários tipos para vender e atingir mais lucro.“

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com