TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É VOZ?

Monografias: O QUE É VOZ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

2- O PROFISSIONAL DE FONOAUDIOLOGIA

A lei 6.965 de 09 de dezembro de 1981, no seu artigo 1º parágrafo único diz que o fonoaudiólogo é o profissional com graduação plena em fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapias fonoaudiológicas na área de comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e voz. “Recentemente, o Conselho Federal de Fonoaudiologia - CFFa publicou documento oficial referindo que o Fonoaudiólogo é um profissional da Saúde, de atuação autônoma e independente que exerce suas funções nos setores público e privado(...)” (Rev CEFAC, São Paulo,2004 apud Osório, Alda Maria do Nascimento). A Resolução do CFFa nº 320, de 17 de fevereiro de 2006 e a Resolução do CFFa nº 382, de 20 de março de 2010, dispõem sobre o reconhecimento das especialidades da fonoaudiologia e estabelece como áreas da Fonoaudiologia as seguintes especialidades: Audiologia, Linguagem, Motricidade Orofacial, Voz, Saúde Coletiva, Escolar/Educacional e Disfagia.

“O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.” (Okuma, Daniela Satiko Fonoaudióloga, 2010). Trazendo uma promoção e aperfeiçoamento para a saúde vocal.

2.1 - O QUE É VOZ?

A voz é o bem precioso do ser humano. A voz se manifesta quando o bebê nasce através do choro e os adultos se expressão de várias formas: no olhar, gestos, expressão corporal, facial e pela fala. O som da voz é produzido através do ar nas pregas vocais. Essas pregas ficam dentro de um tubo chamado laringe. As pregas vocais são conhecidas como “cordas” vocais, mas elas não são cordas de violão e sim um músculo e mucosa. Ao respirar as pregas vocais ficam abertas. Quando falamos ou cantamos, elas se juntam para vibrarem (produzir o som). Sem o ar não há fala. O ar é essencial para a produção da voz. Quando inspiramos o ar passa pelo nariz para ser filtrado, aquecido e umidificado. Durante a fala ou canto a inspiração é feita buconasal (entra pela boca e nas pausas longas entra pelo nariz. A laringe produz um som não tratado. A voz sai da laringe e passa pelas cavidades e traz um som tratado que sai pela boca. “Para produzir os diferentes sons de uma língua, - suas vogais e consoantes – temos dois tipos de som: Fontes glóticas e Fontes friccionais.” (Behlau, Mara & Revinter, Paulo Pontes, 2001)

2.2 - A VOZ E SUA EVOLUÇÃO COM A IDADE

A voz muda com a idade. Essa mudança surge durante a infância e a adolescência, isto porque o amadurecimento da laringe só ocorre no adulto jovem. A voz fica estável no adulto mas, sofre modificações à medida que a idade avança (no homem a voz fica mais aguda e na mulher mais grave).

3- AS DOENÇAS MAIS FREQUENTES

Laringite aguda é uma inflamação das pregas vocais que surge de uma virose do aparelho respiratório e traz um edema às pregas trazendo dificuldades na vibração (rouquidão). O melhor remédio é o repouso vocal e ingerir bastante líquido. É importante manter o repouso vocal, pois há o risco de acontecer hemorragias, nódulos e quistos. O mau uso da voz traz abuso vocal e com isso podem aparecer lesões benignas nas pregas vocais.

3.1- NÓDULOS VOCAIS

Mais freqüentes em mulheres, crianças e profissionais da voz. São ocorrentes nas duas pregas vocais de forma igual. Quanto maior os nódulos, maior será o espaço entre as pregas vocais (fendas glóticas) ocasionando maior escape de ar piorando a qualidade vocal. A fonoterapia é altamente indicada para este tipo de lesão.

3.2- PÓLIPOS VOCAIS

São lesões benignas que precedem o processo inflamatório pelo mau uso da voz, tabagismo, refluxo gastroesofágico. A maioria dos casos é de cirurgia seguida de fonoterapia.

3.3- CÂNCER DE LARINGE

O câncer de laringe atinge frequentemente a região da cabeça e pescoço e aproximadamente 2/3 desses tumores se aloja na prega vocal verdadeira. Fumo e álcool são as principais causas deste tipo de câncer. Os sintomas são os seguintes: dor de garganta, rouquidão,disfagia (dificuldade de engolir), caroço na garganta e em lesões mais graves pode ocorrer a dispinéia (dificuldade de respirar). O tratamento pode causar problemas nos dentes, na fala e na deglutição. Quanto mais cedo descobrí-lo mais fácil será o tratamento evitando deformidades físicas. O tratamento é realizado através de cirurgia e/ou radioterapia com quimioterapia associada. (http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cancer-de-laringe)

4- COMO CUIDAR DA VOZ

Devemos nos preocupar com o nosso corpo cuidando da nossa saúde seja na boa alimentação, fazendo exercícios físicos e com isso evitando doenças. Assim também é com o nosso aparelho vocal. A falta de cuidados com a voz pode trazer danos com perda total ou parcial. Qualquer vírus ou micróbios nas pregas vocais pode causar sérios problemas na emissão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com