TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é O Cabelo ?

Trabalho Universitário: O Que é O Cabelo ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  3.385 Palavras (14 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 14

O que é o "Cabelo"?

Do latim Capillus, "cabelo" nada mais é do que cada um dos fios de pêlos que recobrem a cabeça humana.

Uma pessoa tem em média de 120.000 a 150.000 fios de cabelo na cabeça. Essa variação ocorre por conta do tamanho do crânio, densidade e espessura dos fios que mudam de uma pessoa para outra. Ainda existe o caso de calvície, ou alopécia, que reduzir a quantidade de fios gradativamente até a escassez completa de fios.

O cabelo cresce cerca de um centímetro por mês. Sendo que mais rapidamente no verão e à noite do que no inverno e ao longo do dia.

Os fios de cabelo caem por diversos fatores, o mais comum é a renovação natural, onde um pêlo cai e dá lugar a um novo. Esta queda serve para que o ciclo de vida de cada fio se complete.

Estudo indicam que o hormônio testosterona, estimula a secreção da glândula sebácea à qual o fio de cabelo está ligado, diminuindo sua vida média e acentuando a queda. Por este motivo a calvície atinge principalmente os homens.

Os cabelos são tão firmes na cabeça que suportariam um peso de oitenta quilos. Uma trança aguentaria entre duzentos e trezentos quilos.

Cada fio de cabelo se divide em três partes: cutícula, córtex e medula.

Cutícula - Camada externa do fio de cabelo que se divide e 0 a 12 camadas que, sobrepostas, protegem a estrutura (semelhante à escama de peixes). Por ser transparente nos permite ver a cor do fio do cabelo. A cutícula sofre agressões externas (sol, chuva, poluição etc.) por ação mecânica (escovar, pentear etc.) e transformações químicas (relaxamento, permanente, colorações, reflexos etc.)

Córtex - Região intermediária que determina a forma e cor do cabelo. Nesta região encontramos as seguintes ligações químicas:

• Ligação salina: no simples ato de molhar o cabelo a sua extensão é aumentada.

• Ligação de hidrogênio: a deformação acontece quando transformamos temporariamente o cabelo.

• Ligação de enxofre ou ponte de dissulfeto: só é rompido através de química e sua transformação é permanente.

Medula - É a parte central do fio. Há fios de cabelos que não possuem medula, não modificando em nada sua estrutura. O canal da medula pode estar vazio ou preenchido com Queratina esponjosa. Os estudos ainda não determinaram a função desta região. Estudos recentes apontam as pesquisas para uma associação da medula com o primeiro instante da fase de germinação do fio onde a medula serviria como um "direcionador"do novo fio em direcção ao poro.

Entre a cutícula e o córtex, encontramos moléculas de água e de proteína seladas, mantendo-o maleável, com brilho, forte e macio.

O termo pH é usado para determinar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O cabelo, a pele e a unha têm pH levemente ácido, um valor compreendido entre 4,2 e 5,8 na escala. Dessa forma, todos os produtos que entram em contacto com o corpo humano devem ser neutros (pH igual ao do cabelo, pele e unha) ou levemente ácidos (em cosmetologia considera-se pH de até 6,1).

Se lavarmos o cabelo com xampú alcalino, as cutículas abrem. Se não for utilizado condicionador, ao secar, o cabelo fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.

A importância dos cabelos

Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada.

Em razão disso, apesar de não apresentarem importância maior para a sobrevivência do indivíduo, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal.

Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.

Compondo a moldura do rosto, os cabelos sinalizam formas de encarar a vida e, muitas vezes, importantes mudanças do comportamento pessoal.

Cortá-los, penteá-los, pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar sua individualidade.

Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.

Constituem-se na característica mais marcante e variável dos seres humanos, tornando-se ingredientes fundamentais da identidade pessoal.

Para muitos, perdê-los é um desfiguramento grave.

As características dos cabelos

Os humanos apresentam entre 90 e 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo. Dez por cento a mais nos louros e dez por cento a menos nos ruivos. Em média, estes fios crescem 1 cm por mês (0,37 mm/dia) e a perda normal está entre 50 e 100 fios diários.

O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células chamadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, na derme do couro cabeludo.

Um dos componentes da queratina é o aminoácido cisteína, que contém alto teor de Enxofre.

A cor do cabelo é resultado de outra proteína, chamada melanina, produzida por células chamadas melanócitos, que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular.

O bulbo e uma ou mais glândulas sebáceas, juntos com o músculo eretor do pêlo, compõem o folículo pilo-sebáceo.

Ao nível desse músculo existe a Zona de Bulge, onde estão as células responsáveis pelo desencadeamento dos ciclos de crescimento capilar.

A Haste Capilar é formada por uma parte central, chamada de Medula, que é repleta de componentes porosos, desconhecendo-se ainda qual a sua utilidade.

Circundando a Medula, temos o Córtex, uma camada composta de feixes de queratina repletos de grânulos de melanina e unidos por uma cola biológica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com