TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relacionamento Abusivo

Por:   •  9/7/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

        O relacionamento abusivo vem se tornando cada vez mais falado, pelo motivo de estar sendo muito recorrente. Uma relação abusiva é quando em uma relação existe uma desigualdade de poder, fazendo com que a parte que está em minoria saia prejudicada, tanto emocional quanto fisicamente.

        O problema que está causando esse subproblema é a cultura problemática e preconceituosa que o Brasil vem se tornando com o passar dos anos. E é por isso que é preciso falar sobre esse tema, para que arranjemos uma solução e diminua a problemática apresentada.

        Tendo isso em vista, não podemos nos limitar à apenas polemizar o assunto, temos que tomar uma atitude para ajudar todas pessoas que passam por isso, sendo elas adultos, adolescentes, crianças, idosos, mulheres ou homens, indiferente de sua raça ou religião, temos que nos ajudar por que se não ninguém o fará.

DESENVOLVIMENTO

CAPÍTULO I – CONCEITOS

Antes de mais nada, é preciso saber do que se trata a expressão “relacionamento abusivo”. Pois bem, relacionamento é quando cria-se um vínculo com alguém, já abuso é o uso incorreto ou excessivo de poder, sendo assim, o relacionamento abusivo é o fato de uma pessoa prejudicar emocional ou fisicamente à outra através do seu uso excessivo de poder.

As características de um relacionamento abusivo podem variar muito, mas todas elas trazem malefícios de diferentes aspectos e graus. Tratando-se do abuso da relação existem 5 condutas de violência, a primeira é a de dano físico, que ocorre através de agressões físicas; a segunda é de dano emocional que afeta diretamente o psicológico da pessoa, sendo pressão sexual, chantagem emocional, ameaças e proibições demasiadas; além dessas, temos uma terceira conduta que é a de cunho sexual que envolve apenas a pressão e abuso sexual; a quarta conduta é de dano patrimonial que se dá pelo fato do agressor danificar um bem material que não o pertence e sim a outra pessoa do relacionamento; e por último o dano moral que fere a dignidade da pessoa, podendo ser expressado pelo ciúmes excessivo, calúnia, invasão de privacidade, falta de respeito às opiniões e escolhas do outro e desconfiança constante, com relação a amizades e vestuário.

        Observando alguns dados do vídeo “Homem sofre de relacionamento abusivo?” de Letícia Cecato, é perceptível que por mais que haja homens que vivem uma relação abusiva, o número de mulheres que passam por isso é muito maior, justamente por causa da cultura machista que é presente no Brasil.        Tendo isso em vista, foi entendido que há uma necessidade de focar na mulher dentro do relacionamento abusivo pois, muitas vezes, elas não sabem que estão dentro de um relacionamento que vá prejudica-la, já que quando se trata de abusividade, sempre existe um ciclo ou uma estratégia para que o agressor não seja descoberto. O ciclo da violência que ocorre no relacionamento abusivo, é iniciado por uma fase em que o agressor se mostra útil, carinhoso, dedicado, compreensivo, enfim, a pessoa perfeita para se ter como parceiro, logo após, começa a fase em que a máscara cai, e mostra com quem a vítima está verdadeiramente envolvida, onde o agressor passa a violentar física e emocionalmente sua parceira, ela na posição de vítima fica por um tempo estagnada, sem saber o que fazer, e quando ela decide dar um fim ao relacionamento, vem a fase popularmente conhecida como “segunda lua de mel”, fazendo a parceira do agressor achar que o que estavam passando era apenas uma etapa da relação, e ele tentando se redimir implora por um perdão, se desculpando e mostrando um lado bom do seu eu. Muitas vezes a vítima fica nesse ciclo vicioso, onde acha que uma hora vai dar certo, mas esse momento nunca chega.

        Na evolução do Brasil, as mulheres tiveram algumas conquistas para ter quem às defenda e ter onde se apoiar quando passa por situações como essas citadas à cima. Algumas das conquistas foram:

  • Criação da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher 06 de agosto de 1985 SP;
  • “Lei Maria da Penha” n°11.340/2006, que regulamenta os casos de violência doméstica e familiar praticados contra a mulher;
  • “Lei do Feminicídio” n°13.104/2015 que trata do crime onde há perseguição e morte intencional de pessoas do sexo feminino.

CAPÍTULO II – PROBLEMÁTICA NO BRASIL

        No Brasil, é perceptível que existe muito essa situação de relacionamento abusivo, mas por que? O que acontece neste país que faz com que a maioria dos homens e parte das mulheres sejam abusivos e opressores? Será que realmente acontece muitos casos de relacionamentos abusivos ou será só casos isolados?

        Pois bem, para responder essas perguntas, iremos trabalhar com gráficos e exemplos bem próximos da realidade do povo brasileiro.

  • De acordo com a ONU Mulheres, o Brasil ocupa o 5° lugar dos países que mais ocorrem feminicídio, o que é de tal hipocrisia pois também está em 3° lugar entre os países com melhores leis que defendem os direitos das mulheres e preserva suas vidas;
  • De 5 mulheres 3 acabam sofrendo violência dentro de um relacionamento abusivo, o que é um dado alarmante;
  • De acordo com o Ministério da Saúde a violência física acometido por namorado só aumentou:

Figura 1 Violência Física

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6]

  • De acordo com o Ministério da Saúde a violência psicológica acometido por namorado só aumentou:

Figura 2 Violência emocional

[pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

  • De acordo com o Ministério da Saúde o estupro acometido por namorado só aumentou:

Figura 3 Violência de cunho sexual

[pic 13][pic 14][pic 15][pic 16][pic 17][pic 18]

  • [pic 19][pic 20]
  • Por fim, temos a situação que aconteceu no programa de televisão “Big Brother Brasil”, no canal Globo, onde dois participantes desse programa (Guilherme Napolitano Camargo Mariotto Pieroni e Gabriela Piedade Martins) começaram a se relacionar e depois disso Gabriela passou a ficar deprimida, insegura e chorando por qualquer coisa, desta forma se levantou hipótese dessa garota estar sofrendo de um relacionamento abusivo, pois Guilherme a tratava com indiferença e fazia coisas que um agressor faria. Guilherme foi eliminado recentemente e Gabriela continua no jogo porém se recuperando ainda, os dois terminaram o relacionamento e a cantora Gabi Martins está cada dia melhor.

CAPÍTULO III – PROPOSTA DE SOLUÇÃO

           Com todas essas informações, é possível perceber que a causa dos relacionamentos abusivos estarem acontecendo em grande escala com mulheres é devido à cultura machista em que vivemos no Brasil. Mas não podemos culpar somente os homens por estarem tratando as mulheres como objetos, que não sente dor física e nem emocional, pois eles também estão sendo vítimas da sociedade, até por que, eles aprenderam seus costumes e ideais através de seus pais/responsáveis, que aprenderam com alguém e assim por diante. Então, nossos homens machistas de hoje em dia são frutos da cultura de uma sociedade preconceituosa, onde ninguém respeita ninguém, onde o respeito tem que ser imposto por leis para que haja o mínimo de equilíbrio e segurança para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (307.3 Kb)   docx (107.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com