TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relacionamento Abusivo

Por:   •  19/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE IGUAÇU

ALEXANDRE CARVALHO DOS SANTOS E JULIANA PATROCINIO SALVADOR

RELATÓRIO DE EVENTO:

Relacionamentos Abusivos

Nova Iguaçu

                                                                        2019

ALEXANDRE CARVALHO DOS SANTOS E JULIANA PATROCINIO SALVADOR

1° PERÍODO

RELATÓRIO DE EVENTO:

Relatório de evento acadêmico apresentado como exigência parcial das disciplinas ministradas pelo Prof. Vitor Ceulin.

Nova Iguaçu
2019

Dados.

Palestra: Relacionamentos Abusivos

Palestrantes: Eliane Ferreira de Souza, Rafaelle Sá da Costa e Selma Santanna.

Horário: 19h

Duração: 1:30h

Local: Bloco A, subsolo.

A proposta da palestra apresentada foi um alerta pra nos dermos conta do quanto é importante o debate mais aprofundado sobre violências em suas diversas tipificações e naturezas e assim, retratar sobre um assunto que hoje em dia é muito comum, e pouco exposta por quem vive ou já passou por tal situação. A pessoa que é vítima do abuso geralmente não enxerga ou simplesmente se recusa a admitir que sua pessoa amada seja um agressor abusivo. O fator que ajuda a mascarar essas variações é o quão sutis e disfarçadas elas acontecem no dia a dia. É importante também saber que o relacionamento abusivo independe de orientação sexual.

A violência contra a mulher é uma de suas principais formas, todavia, ela (violência de gênero) também diz respeito aos outros públicos, como é o caso de adolescentes, nas relações de namoro, o que permite pensar os relacionamentos abusivos dentro dessa categoria de violência.

Muitas mulheres tem dificuldade de perceber o início de um relacionamento abusivo, pois acabam criando a ideia de que ciúmes é sinal de amor, e por muita das vezes acabam romantizando tal ato.

Atualmente podemos ver grandes sinais de abuso nos relacionamentos, e o primeiro passo é identificar o abuso e então se livrar do que prende a vítima a isso.

O abuso pode tomar várias formas, seja eles em:

Violência sexual: a pessoa acaba forçando a fazer qualquer tipo de ato fazendo chantagem emocional, (ex: dizendo que fazer um ato x é demonstração de amor, e que se você o ama você não deveria ter problema em fazê-lo), entre outros.

Violência física: a pessoa bate, chuta, ou ataca a vítima fisicamente; ameaça, com ou sem armas; joga objetos na direção durante brigas, ou destrói objetos; tende a demonstrar comportamento violento; segura com força a vítima, empurra ou até mesmo acaba impedindo fisicamente de ir a algum lugar, sair de algum; se machuca fisicamente de propósito, culpando você pelo sofrimento emocional em que se encontra.

Violência emocional: a pessoa xinga a vítima, mente, trai, age de forma punitiva quando faz qualquer coisa que a desagrade (ex: exigindo que a vítima peça desculpas exageradamente, que ela “pague” ou “se redima” pelo que fez, pedindo supostas provas de amor e sacrifícios em troca de perdão); controla com quem a vítima anda, o que faz, o que veste, viola a privacidade lendo mensagens e e-mails, aparece frequentemente sem avisar no local de estudo, trabalho ou residência; faz questão de saber onde a vítima está, muita das vezes critica, humilha e vai isolando a vítima de familiares e amigos que já repararam o relacionamento abusivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com