TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Instrumental

Por:   •  17/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP[pic 2][pic 3]

Centro de Educação a Distância

ATPS –  Relatório Thiago e Gabriel.

Disciplinas:    A organização Social  no  Brasil, Antropologia Aplicada ao Serviço Social. Direito e Legislação.

Curso: Serviço Social

Tutora: Fernanda Caldorin

Gisele Antunes de Sousa – RA 9520391379

                                Aline Cristina De Miranda Mariano-RA 9910162217

        

PIRACICABA /SP

25/05/2015

Professoras:

Maria Clotilde Bastos

Relatório  Thiago e Gabriel.

O Estatuto da Criança e do Adolescente,  o ECA, regulamentou conquistas presentes na Constituição [...] A primeira delas está na mudança da concepção de infância e adolescência, anteriormente compreendidas como fases da vida destituídas de direitos e que, portanto, precisam simplesmente de tutela. Pela nova concepção, instituida pelo ECA, crianças e adolescentes   passam a ser vistos como sujeitos em situação peculiar de desenvolvimento e pessoas portadoras de direitos” (Sales, Matos, Leal. 2006, p. 148).

                

                                 

    PIRACICABA

25/05/2015

A criança e o adolescente passam a ser visto como sujeito de direitos no Brasil a partir da Contituição Federal de 1988 e reforçado no ECA.

Assim, a criança e o adolescente são vistos como cidadãos de direitos e passam a ser de inteira responsabilidade da família, da sociedade e do Estado assegurar uma vida digna a esses, independentemente de classe social, sexo ou cor.

Conforme solicitado segue relatório do caso das crianças, Gabriel dos Santos oito anos de idade, e Thiago dos Santos  três anos de idade, cujo os pais foram presos pelo mesmo crime o trafico de drogas, a Mãe Isabel Alves dos Santos, 32 anos, foi condenada por associação ao tráfico ,e a pena pode chegar a 6anos de prisão, o Pai Marcelo dos Santos, 34anos, condenado por trafico a  pena poderá chegar a 15anos de prisão, o casal está preso em estados diferentes, a mãe no presidio feminino de campo grande MS, e pai no presido masculino em são Paulo. Os filhos do casal s se encontram provisoriamente, em um lar de crianças, no município de campo grande MS, pois no ato da prisão, a avó Maria encontrava se, no hospital, acompanhando Senhor Pedro, o  avô que precisou de uma cirurgia de fêmur.  

Como requerido, foi feito uma analise investigativa, para que  se possa encontrar uma melhor solução. Sabendo que, que o abrigo é provisório e excepcional, com permanência máxima de dois anos, quando não existe possibilidade de acolhimento.  

E que o Art28 inciso 4º cita que   “os irmãos serão colocados sob adoção, tutela, ou guarda da mesma família substituta, ressalva a comprovada existência de risco de abuso ou outra situação que justifique plenamente a excepcionalidade de solução diversa, procurando se em qualquer caso, evitar o rompimento definitivo dos vínculos fraternais (incluído pela lei 12.010 de 2009).

Por este motivo, procuramos a família, após alguns  contatos, obtive  a informação, que os Avôs paterno, já são falecidos, ( residiam em outro estado)  os tios, residem em outro estado e não tem vinculo afetivo  com as crianças.

Já os avôs maternos residem no mesmo município   (Campo Grande MS), a Avó Dona Maria Fernanda Alves, 58anos  casada, portadora de doença crônica diabetes tipo I, em uso de medicação, encontra se  estável, bem orientada. O avô materno Senhor Pedro Alves hoje  encontra se em casa, está  recuperação de uma cirurgia de fêmur, previsão de reabilitação em seis meses, o casal é aposentado, vive em uma casa de quatro cômodos, situada num bairro de classe média baixa, a casa é bem simples, e acolhedora, eles  tem uma renda familiar de R$1.778,00; O casal  conta com o auxilio  de um filho, Marcos Alves, tem 38anos é casado com Gisele Santos Alves 36anos o casal    tem,  dois filhos, Beatriz de seis anos e Nicolas de 4 anos de idade, eles reside no mesmo  município dos pais, e na mesma rua, Marcos  e sua esposa Gisele, auxiliam  o casal, visitando diariamente ,acompanhando ao medico (quando necessário)  Já Dona Maria (avó)  colabora com a nora Gisele, cuidando dos seus filhos em um  pequeno período que em as crianças voltam da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (37 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com