TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL E SUA HISTÓRIA NO BRASIL

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

Centro Universitário Internacional - Uninter

Curso: Bacharelado em Serviço Social

Disciplinas: Estado e Serviço Social no Brasil

Professor (a) /tutor (a) Ana Patricia        local: Camaquã

NOME DO ALUNO (A),  Rosiane Brasil Strelau RU: 3035490

SERVIÇO SOCIAL E SUA HISTÓRIA  NO BRASIL 

 Este trabalho tem como finalidade analisar a relação entre direitos humanos e cidadania, visando o atual contexto da retirada de direitos e as consequências no desempenho profissional do assistente social no Brasil.

A política social brasileira não está livre das aplicações da realidade, em que podemos ressaltar o avanço da violação dos direitos humanos, onde grandes desafios são lançados no exercício profissional do assistente social, até então atribuído à direção de suas ações influenciadas a organizações dos direitos sociais.

Nesse desenvolvimento teórico, delineamos dissertar destacando os avanços e retrocessos e a defesa rigorosa dos direitos humanos no Brasil, onde o profissional encontra grandes desafios, devido à violação desses direitos no país.

No âmbito dos direitos humanos se inclui o direito à liberdade, igualdade, acesso a educação, saúde, habitação, moradia, lazer, dentre varias outras necessidades sociais, que possa trazer melhores condições de vida aos indivíduos. Mas porém em uma sociedade capitalista, esses direitos se tornam muito limitados e relativos, onde ainda existem fins lucrativos em cima da força do trabalho humano.

As primeiras iniciativas na área nacional refere-se a criação da defesa dos direitos humanos em discussão aprofundada em solo histórico e analisado nos anos de 1990,sendo recente no Brasil e inaugurado pela constituição de 1988, onde um grupo do Estado e sociedade civil participou da primeira conferência de Viena ,em 1993. Com isso se construiu o que ficamos conhecendo como Agenda Brasileira de Direitos Humanos, após possibilitou realizações que incentivaram a prática de políticas sociais , assumindo uma complexa responsabilidade do Estado em relação aos direitos humanos buscando desenvolver ações de sistematização visando conhecer,respeitar, garantir, promover e proteger os direitos , reparando violações .

Com as trocas de governos foram feitos seminários econômicos e sociais com objetivos de ampliar o PNDH e conceber, entre outros avanços, a efetivação dos direitos humanos como uma política de estado.

No Brasil atualmente a falta de investimentos governamental afeta todas as ações e iniciativas de defesa da garantia dos direitos humanos, demonstrando falta de comprometimento com a população e suas lutas por melhorias mínimas em suas condições de vida e trabalho.

Os investimentos nas políticas sociais foram reduzidos no governo Temer, e com a redução dos repasses prejudica as ações e iniciativas de defesa a garantia dos direitos humanos, demonstrando o desinteresse do atual governo com as garantias constitucionais desses direitos, tratando com desleixo a população e suas lutas por condições mínimas de vida e trabalho. Nesse contexto observamos a afronta e regressões aos direitos repercutindo nas políticas e assim os serviços e ações profissionais onde a profissão do serviço social, que trabalha em defesa dos direitos humanos, sendo essa defesa um dos principais contido no Código de Ética , consequência de um trabalho grupal dos assistentes sociais .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (89.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com