TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL FRENTE AO NEOLIBERALISMO.

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.256 Palavras (10 Páginas)  •  375 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

Todo conteúdo que veremos neste portfólio estarão relacionados a todas as matérias que foram vistas durante o semestre, e foi por todas as matérias estudadas que foram baseadas ao nosso aprendizado. No discorrer do assunto, é feito uma análise de maneira geral da doutrina neoliberal demonstrando sua ineficiência em locais que foram implantados, pois a teoria pregada pelos defensores neoliberais não conferem com a prática do exercício.

O trabalho é dividido em capítulos, sendo que no primeiro capítulo faz um breve comentário do neoliberalismo e suas consequências em todas as áreas de abrangência, no segundo capítulo faz-se uma caminhada pelos governos neoliberais que passaram pelo comando do Brasil sendo eles, Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, demonstrando que os dois governos trabalharam com o sistema neoliberal, pois os números e a realidade atual demonstra que o sistema neoliberal no Brasil não funcionou corretamente. Para finalizar o trabalho, foram feitas algumas considerações finais para efetuar o fechamento do assunto que foi discorrido durante a elaboração do trabalho.

2 DESENVOLVIMENTO

O sistema de governo neoliberal no Brasil teve como referência nos mandatos dos presidentes Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, não que nos mandatos do presidente Lula foi alterado o sistema de governo, mas ocorreu uma desmistificação, tentando abortar a doutrina neoliberal em alguns pontos, mas em outras partes ocorreu uma continuação dos mandatos anteriores.

Durante os mandatos do presidente Fernando Henrique Cardoso foi efetuado várias privatizações de empresas e rodovias federais, e, grande parte do dinheiro arrecadado com a venda das empresas estatais foi aproveitada para manter a cotação do real frente ao dólar.

No mandato do presidente Collor, foi liberada a entrada de capital estrangeiro no país, e, logo no início pareceu ter um reflexo positivo para a nação brasileira, mas, com o passar dos dias foram aparecendo os desempregos porque as empresas estrangeiras só pensavam no lucro. Com as privatizações o governo passou incentivar a entrada de capital estrangeiro no país, mas devido a instabilidade do país com a oscilação da inflação, os investidores ficaram um pouco amedrontado, mas com o passar dos dias foram adquirindo confiança e começaram injetar dólares no mercado brasileiro.

Existem muitas críticas sobre a venda do patrimônio público, uma delas destaca que o dinheiro arrecadado pelo Estado brasileiro, através da privatização, foi emprestado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ou seja, o governo financiou a juros baixos as empresas que ele próprio vendeu.

Com o advento da abertura de mercado, muitas empresas na qual adquiriram as antigas estatais, foi levado à falência devido a aceleração do processo de abertura de mercado e a forte investida de capital estrangeiro no país, e, com isso, muitas multinacionais compraram seus patrimônios aumentando a quantidade de empresas multinacionais no Brasil.

Na verdade, durante o governo do presidente Fernando Henrique, o mesmo se preocupou em privatizar as estatais, dentre elas as rodovias federais que hoje são plagiadas e o governo não tem soberania alguma de interferir nas altas cobranças que as empresas de pedágio cobram da população, pois com isso, causa um desconforto total, sendo que se o governo privatizasse as empresas, mas reduzisse os impostos cobrados em outras ocasiões causaria um resultado positivo, mas ao contrário disso, o governo só pensava em ficar livre de suas obrigações e aumentar seu fundo capital.

Por um lado, o governo tinha um pensamento positivo que era de acabar com os cabides de emprego, ou seja, gastos desnecessários com funcionários que não davam produção, mas por ter prestado um concurso, o funcionário teria vaga garantida em sua posição de trabalho e o governo não poderia intervir, com isso, gerava uma despesa indesejável. Por outro lado, o governo queria acabar com a responsabilidade do Estado nos setores da educação, comércio, agricultura e outros.

Com as privatizações o governo começou ter preocupação, pois iniciou a era do desemprego porque as multinacionais queriam reduzir o quadro de funcionários para aumentar o seu lucro, em contra partida o governo teria que manter essas pessoas desempregadas através de seguro desemprego, o que de uma certa forma faria um arrombo nos cofres público.

O neoliberalismo é bastante criticado, pois muitos acreditam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais, pois os países pobres ou em processo de desenvolvimento acabam sofrendo com os resultados de uma política neoliberal, causando o desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

Fazendo uma analogia na quantidade de desemprego que foi gerado devido as privatizações das estatais, mas também não pode-se deixar de lado de analisar o quanto eram ineficientes essas empresas quando eram controladas pelo Estado.

Características do Neoliberalismo (princípios básicos):

- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;

- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;

- política de privatização de empresas estatais;

- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;

- abertura da economia para a entrada de multinacionais;

- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;

- desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;

- diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;

- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;

- aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;

- contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com