TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DE DIREITOS E RESSOCIALIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Por:   •  24/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.647 Palavras (23 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 23

CENTRO UNIVERSITÁRIO LEÃO SAMPAIO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL COORDENAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

O SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DE DIREITOS E RESSOCIALIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

JUAZEIRO DO NORTE — CE 2019

         LARISSA SOARES FERREIRA

O SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DE DIREITOS E RESSOCIALIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Projeto participativo apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Leão Sampaio — UNILEÃO, como pré-requisito para aprovação da disciplina de Estágio Supervisionado II ministrada pela Prof.ª Maridiana Figueiredo Dantas

JUAZEIRO DO NORTE — CE 2019

SUMÁRIO

        

1. JUSTIFICATIVA:         4

2. OBJETO DE ESTUDO        6

2.1 DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO        6

3. QUESTÃO NORTEADORA        6

4 HIPÓTESES        6

5. OBJETIVO GERAL        7

5.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

6. REFERÊNCIAL TEÓRICO        8

6.1 AS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O CONTEXTO HISTÓRICO E SEUS AVANÇOS.        8

6.2 ECA – UM MARCO PARA A EFETIVAÇÃO DE DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES        12

6.3 A IMPORTANCIA DO ASSISTENTE SOCIAL NA REINSERÇÃO DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI NA SOCIEDADE.        17

7. METODOLOGIA        20

8. CRONOGRAMA        21

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22

1. JUSTIFICATIVA

A escolha deste tema partiu de uma inquietação vivenciada em sala de aula, e reafirmada na vivência pessoal da estagiaria, pois em ambas foi possível notar como grande parcela da sociedade não aceita a ressocialização dos adolescentes que se encontram em conflito com a lei. Este fato se dá por diversos fatores, dentre eles a visão acrítica da sociedade sobre as condições que levam os adolescentes a tal situação.

Além disto, muitos profissionais da área de serviço social também não se apropriam deste tema, por não terem o conhecimento da conjuntura que cerca essa expressão da Questão Social, quais as medidas socioeducativas e suas finalidades. Desta forma   se mostra de extrema relevância que os cidadãos e os profissionais (como também os que se encontram em formação), tenham conhecimento deste fato, para que possuam posicionamento, podendo garantir a efetivação dos direitos dos adolescentes e proporcionando a ressocialização destes.

As mediadas socioeducativa são destinadas a adolescentes (maiores de doze e menores de dezoito anos) que tenham cometido ato infracional, com a finalidade de fazer este adolescente refletir sobre sua conduta, lembrando que mesmo que este adolescente tenha cometido um ato infracional, ele ainda se encontra na condição de adolescente e que por Lei, o mesmo precisa que o Estado, sua família e a sociedade garantam a sua proteção e a efetivação de seus direitos.

Vê-se então a necessidade da reafirmação da relevância das medidas socioeducativas juntamente com a atuação profissional do assistente social, com o objetivo de reinserir estes adolescentes na sociedade, reforçando que essas medidas não se restringem apenas a uma forma de cumprimento de pena, possuindo um objetivo mais complexo e necessário para o processo de reintegração. Segundo o Instituto Sou da Paz, no ano de 2016 cerca de 66% dos adolescentes que cumpriam medidas socioeducativas na Fundação Casa na cidade de São Paulo voltaram a cometer atos infracionais, este dado é apenas um exemplo do reflexo nacional que perpassa a realidade dos adolescentes e reforça a necessidade de estudo, atuação e intervenção na conjuntura que os cerca, e não somente em medidas imediatas.

Desta forma, a existência de adolescentes em conflito com a lei não pode ser vista isoladamente, de forma limitada e sem a análise do contexto familiar, social e econômico. E como consequência dessa visão focalista temos a culpabilização do indivíduo que é posto como responsável por sua condição e não como um exemplo das consequencias acarretadas pela vigência do sistema capitalista.


2. OBJETO DE ESTUDO:

Adolescentes em conflito com a lei.

2.1 DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO:

Cidade de Juazeiro do Norte

3. PERGUNTA NORTEADORA:

Como o Assistente Social atua para a efetivação dos direitos de adolescentes em situação de conflito com a lei diante as dificuldades postas pela atual conjuntura?

4. HIPÓTESES:

  • Será que as políticas voltadas para os adolescentes em conflito com a lei estão de fato sendo efetivadas?

  • Será que as políticas voltadas para os adolescentes em conflito com a lei surtem efeito reintegrador dos mesmos na sociedade?

  • O profissional de serviço social consegue atuar mediante tal demanda dadas as limitações que lhes são postas no seu cotidiano de atuação?

  • Como a sociedade contribui com o assistente social no processo de reintegração na sociedade dos adolescentes em conflito com a lei.

5. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL:

Analisar a atuação profissional do assistente social para com os adolescentes em conflito com a lei.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Analisar as políticas públicas voltadas para os adolescentes em conflito coma lei, vendo se as mesmas atendem as necessidades existentes;
  • Estudar como as políticas refletem na vida do adolescente que se encontra em conflito com a lei e se as mesmas cumprem o papel de reintegração; 
  • Compreender como o Estado se manifesta diante essa expressão da Questão Social;
  • Analisar como a sociedade contribui para a reintegração do adolescente em conflito com a lei.

6. REFERÊNCIAL TEÓRICO

6.1  AS POLÍTICAS  DE         ATENDIMENTO         ÀS         CRIANÇAS         E ADOLESCENTES: O CONTEXTO HISTÓRICO E SEUS AVANÇOS.

Para prosseguirmos abordando e contribuindo com este tema na atualidade é necessário a retomada histórica do mesmo para uma melhor compreensão e analise do atendimento aos adolescentes em conflito com a lei no país, para conseguinte, restringirmos o espaço de estudo. Vale destacar que muitos destes conflitos se dão por conta de uma sociedade com uma desigualdade imensa, e uma adolescência muito precoce que busca se inserir na lógica do sistema capitalista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.7 Kb)   pdf (218.1 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com