TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sangue

Trabalho Escolar: O Sangue. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  702 Palavras (3 Páginas)  •  1.726 Visualizações

Página 1 de 3

Composição e funções do sangue

O sangue é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células (parte figurada) dispersas num meio líquido chamado plasma (parte amorfa). Os constituin­tes celulares são os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas (trombócitos). O plasma compõe-se principalmente de água com diversas substâncias dissolvidas, que são transportadas atra­vés do corpo.

Hemácias

Continuamente produzidas pela medula óssea vermelha (tecido hematopoético) dos ossos longos; são armazenadas no baço, destruídas no fígado e na medula óssea. Têm duração aproximada de 120 dias. Na fase embrionária, são produzidas pelo fígado. Contêm hemoglobina, pigmento vermelho trans­portador de oxigênio. São anucleadas na maioria dos mamí­feros, portanto, incapazes de divisão. Um homem adulto tem aproximadamente 5 milhões/mm3. Este número varia em fun­ção da idade (mais numerosas em crianças), sexo (perda na menstruação), altitude (aumentam com a rarefação do ar) e doenças (malária, anemias etc.).

Leucócitos

Continuamente produzidos pela medula óssea, baço e gânglios linfáticos, apresentam grande variedade quanto ao núcleo, reação a corantes etc. Os mais frequentes são os neutrófílos (70%), que podem abandonar os capilares por meio de pseudópodes (diapedese), para defender o organismo con­tra agentes estranhos, como as bactérias (fagocitose). O pus é formado por restos desses glóbulos brancos, bactérias e teci­dos mortos. Os linfócitos, segundo tipo mais frequente de leucócitos (24%), defendem o organismo, produzindo anticor­pos.

Quantidade aproximada de 8 mil/mm3 no homem adul­to, variando nos estados infecciosos.

Plaquetas

Produzidas pela medula óssea, têm papel importante na coagulação do sangue. Um homem adulto apresenta aproxi­madamente 500 mil/mm3.

Sangue

Estrutura dos vasos sanguíneos

As ramificações mais finas dos vasos são os capilares, os únicos que trocam substâncias com os tecidos. Os capilares são constituídos por uma única camada de células, o endotélio. As artérias e veias, além do endotélio, são rodeados por musculatura lisa, que é mais desenvolvida na parede das ar­térias, pois suportam maior pressão. Entre as camadas mus­culares aparece, ainda, um tecido de ligação.

Além disso, as veias são munidas de válvulas que ajudam o fluxo sangüíneo, impedindo seu retorno. A contração dos músculos esqueléticos comprime as veias, impelindo o sangue em direção ao coração.

Coagulação do sangue

Alguns minutos após a retirada de uma amostra de sangue, forma-se uma gelatina e se separa um líquido amarelado (soro). Essa processo é chamado de coagulação.

As células de tecidos lesados, e as plaquetas que se desintegram em contato com o ar, liberam uma enzima, a tromboplastina que, ativada pelos íons Ca++, catalisa a transformação de uma substância plasmática, a protrombina (fabricada pelo fígado), em trombina. Esta, por sua vez, catalisará a transformação de uma proteína plasmática solú­vel, o fibrinogênio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com