TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e a tradição marxista

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  944 Visualizações

Página 1 de 4

               RESUMO:   O Serviço Social e a tradição marxista

José Paulo Netto

               O presente resumo tem por finalidade apresentar de maneira pontual uma breve abordagem e trata a interlocução entre o serviço social e a tradição marxista conceituar e contextualizar a partrir de três núcleos distintos;Dessa forma, é realizado por meio da destaque  as vertentes culturais nas quais inserem Marx e o serviço social e um pouco dos desdobramentos problemáticos deste interlocutores, enfim das possibilidadesde interação entre ambos.

                  Partiremos para a analise das duas vertentes culturais antagônicas que traz o pensamento de Marx e o serviço social, devemos ter clareza que podemos verificar ai dois movimentos diversos, o primeiro que estabelece uma espécie de denominador comum entre eles e o segundo que, que no nosso entender vai ser o inteiro antagonismo genético entre eles. Nessa realidade que encontramos o denominador comum a ambos e algo óbvio, são os quadros macroscópicos, inclusivos e abrangentes da sociedade burguesa, que de fato e o rótulo de “questão social”.

               Contudo, explica que a “questão social” logo sua emergência nos primeiros momentos da revolução industrial; Marx confronta-se  com ela, teórica e politicamente, ainda no espaço do capitalismo concorrencial “clássico”, o serviço social, por seu turno, só poder ser tomada como profissão mas no capitalismo de monopolista.  Isso justificar, que a profissão, só emerge na idade do monopólio, quando estado burguês desenvolve de formas sistemáticas, estratégica e coesiva para o enfrentamento das expressões da “questão social”. A vertente que Marx vincula-se e a vertente revolucionária, para Marx, ela só deixaria de ser moderna quando a socialidade burguesa se exaurir completamente, a fonte de pesquisa de Marx é a ordem burguesa, é ainda toda direcionada para destruir e ultrapassar esta ordem, seria através, antes de qualquer coisa, a autoconsciência do ser social nos marcos do capitalismo.  

         Já a vertente é antípoda aquela a que se prende o serviço social, essa vertente conservadora emerge sob a lente do pensamento positivista, vai cristalizar na auto representação do ser social funcional aos marcos do capitalismo. É obvio que elas têm implicações mais amplas e diversas. Em paralelo, e principalmente no plano teórico, elas desenham o cenário excludência, Marx traz uma teoria social, no qual sua analise é centrada radicalmente na critica de emergência, no desenvolvimento, da consolidação e dos vetores de crise da  sociedade capitalista e do ordenamento dela. Em  contraponto as concepções  metodológicas, como também, teórica, o serviço social se institucionaliza e se afirma  nutrindo-se de  saberes ancorados numa vertente teórica de pensamento conservadora, que por sua vez, é antagônica á marxiana.

       Enfim das possibilidadesde de incorporação entre ambos , e de marx pelas correntes “criticas” das chamadas ciencias sociais favoreceu a sua interloculação nos setores so serviço social. Segundo Netto esse diálogo se dar a partir da década de 60, entre os setores do serviço social e a tradiçao marxista, que envolveu varios segmentos profissionais em algumas áreas capitalistas desenvolvidas e muitas áreas perifericas,ele destaca a America Latina, por ter tido a intercorrência  de três fenômenos; sao eles, a crise do serviço social tradicional, a pressão exercida pelos movimentos revolucionarios e a rebelião estudantil. Com isso, resultou uma aproximação do serviço social e a tradição marxista, essa aproximação singuraliza-se por tres traços interligados. Em primeiro lugar , trata-se de uma aproximação  que se realizou sob exigências teoricas muitas reduzidas e as requisições sobretudo do ideo-politica. Em segundo ,e decorrentemente, vinha determinada menos relevancia da sua contribuição critico-analitíca, o foco era na perspectivas pratico-politícas e organização partidarias. Já o terceiro lugar, aproximação não se dar pela fontes marxianas , mas pelas as divulgadores e pela a via manuais de qualidades e niveis discutiveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com