TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servico social e tradição marxista

Por:   •  29/10/2015  •  Resenha  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 2

Resposta do questionário do texto o serviço social e a tradição marxista.

  1. Vertente revolucionária e vertente conservadora:

A revolucionária á qual Marx se conecta num processo da contemporaneidade, aprendendo a natureza, a estrutura a dinâmica especifica da sociedade burguesa, para Marx só deixará de ser moderna quando a sociedade burguesa se exaurir completamente, Marx esta inserido caracteristicamente na ordem burguesa, ainda que toda sua pesquisa seja toda ela direcionada para derruir e ultrapassar essa ordem. A tradição revolucionaria de Marx concretiza, antes de mais, autoconsciência do ser social nos marcos do capitalismo o máximo grau de conhecimento teórico possível do ser social sobre si mesmo na sociedade burguesa.

A conservadora uma das suas concretizações profissionais, quando ela ,na passagem do capitalismo concorrencial a idade do monopólio, transita para intervenção, a gestão e a administração institucionais de variáveis que concorrem na ‘’questão social’ ’onde na vertente conservadora, ela se constitui sob a lente do estilo de pensar positivista, cristaliza-se a auto representação do ser social funcional aos marcos do capitalismo consolidado.

  1. Foi á crise do tradicional, a pressão exercida pelos movimentos revolucionários e a rebelião dos estudantes.

A primeira tratou-se de uma aproximação que se realizou sob exigências teóricas muito reduzidas, as requisições que a comandavam foram de natureza sobre tudo ídeo-politica, donde um cariz fortemente instrumental nessa interlocução.

Segundo lugar, e decorrentemente, a referência á tradição marxista era muito seletiva e vinha determinada menos pela relevância da sua contribuição crítico-analítica do que pela sua vinculação a determinadas perspectivas prático-politicas e organizacional-partidárias.

Enfim, a aproximação não se deu as fontes marxianas e ou aos dos “clássicos” da tradição marxista, mas especialmente a divulgadores e pela via de manuais de qualidades e níveis discutíveis.

  1. a) compreender o significado social da profissão, as reiteradas “crises de identidade” que o serviço social tem experimentado vêm frequentemente conectados a uma percepção deformada da sua natureza e estatuto profissionais, a tradição marxista pode nos clarificar criticamente o sentido, a funcionalidade e as limitações do nosso exercício profissional.

Iluminar a nossa intervenção socioprofissional, enquanto teoria social macroscópica, que fornece parâmetro projetivo dos processos sociais, a tradição marxista pode contribuir para iluminar as nossas modalidades de intervenção socioprofissional, especialmente fazendo indicações sobre realidades emergentes.

Dinamizar a elaboração teórica dos assistentes sociais, aqui o contributo da tradição marxista parece-me extremamente promissor, não para a constituição de um saber autônomo (a “TEORIA” do Serviço Social), mas para a fundamentação e a articulação dos aportes teóricos que, nomeadamente a partir da sistematização e da critica das suas praticas, os assistentes sociais podem fornecer ao conhecimento de processos sociais.

b) indicações de áreas teóricas a serem mais bem apurada ou revisada;

Indicações de realidade e processos a ser objeto de investigação;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com