TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e a tradição marxista.pdf

Por:   •  28/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 3

FICHAMENTO

  1. Referência bibliográfica: Netto, j.p. O Serviço Social e a tradição marxista. in. Serviço social e sociedade, n.30. São Paulo: Cortez, 1989.
  2. Objeto: Interlocução entre o serviço social e a tradição marxista
  3. Objetivos: A obra mostra o que é próximo e distante da tradição Marxista e ajuda a entender como é o universo da tradição Marxista
  4. Metodologia: A obra foi construída através de uma   pesquisa pra pós-graduação em serviço social.
  5.  Estrutura do texto: O texto “Serviço Social e a tradição marxista'' encontra-se com 12 páginas, sendo que tematiza a partir de três núcleos distintos: as vertentes culturais nas quais se inserem Marxismo e o serviço social: um pouco dos desdobramentos problemáticos desses interlocutores; e, enfim, das possibilidades da interação entre ambos.

  1. Principais conceitos:

Questão social: vale dizer sem eufemismo, o conjunto de problemas econômicos, sociais, político, cultural e ideológico que cercam a emersão da classe operária como sujeito sociopolítico no marco da sociedade burguesa. (p.298).

contudo, explica que a ''questão social'' logo sua emergência nos primeiros momentos da revolução industrial; Marx confronta-se com ela, teórica e politicamente, ainda no espaço do capitalismo concorrencial ''clássico'', o serviço social, por seu turno só poder ser tomada como profissão, mas no capitalismo de monopolista.

Teoria social: ''As teorias de Marx sobre a sociedade, a economia e a política a compreensão coletiva do que é conhecido como o marxismo-sustentam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes (um conflito entre uma classe social que controla os meios de produção e a classe trabalhadora, que fornece a mão de obra'‘. (p.300)

O pensamento de Marx cria uma teoria social: toda a sua pesquisa está centrada na análise radicalmente crítica da emergência, do desenvolvimento, da consolidação e dos vetores de crise do ordenamento capitalista e da sociedade burguesa

Dominador comum: A ambos ao óbvio, mas como Hegel já observa que o que parece familiar é desconhecido sempre vale a pena começar pelo aparentemente óbvio: o que é o piso comum a Marx e ao serviço social são os quadros macroscópicos, inclusivos e abrangentes da sociedade burguesa. (p.298).

  1.  Principais conclusões:

A obra apresenta, sobre a pesquisa e a produção do conhecimento em serviço social a partir de Marx e de sua tradição. Oferece, ainda, uma retomada crítica legado Marxista nessa profissão, ressaltando o necessário para uma interlocução profícua e propositiva a produção marxiana (como teoria social crítica ao serviço social (como uma das profissões atua como expressões da “questão social”). A partir dessas considerações, são indicados alguns aspectos importantes para a produção do conhecimento no Serviço Social, seus particulares e sua totalidade para a formação e para a intervenção profissional do assistente social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com