TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social e o Empoderamento Empoderamento Feminino

Por:   •  11/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.448 Palavras (10 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

INÁCIA MARIA DE CARVALHO

ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL II

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Lavras

2018

INÁCIA MARIA DE CARVALHO

PROJETO DE INTERVENÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Curricular lI.

Prof. ª Valquíria Aparecida Dias Caprioli

Lavras

2018

SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO 03

2 JUSTIFICATIVAS 03

3 OBJETIVOS 04

3.1 Objetivo Geral 04

3.2 Objetivo Específico 04

4 PÚBLICO ALVO 04

5 METAS A ATINGIR 04

6 METODOLOGIA 04

6.1 Tratamentos e cuidados durante a menopausa 04

6.2 O que você precisa saber sobre Diabetes 05

6.3 O que está acontecendo com meu corpo? 05

6.4 Qual a diferença entre climatério e menopausa? 06

6.5 Como posso me preparar? 06

6.6 Preventivo: prevenção de câncer de colo de útero 07

6.7 Rastreamento do Câncer de Mama 07

6.8 Atividade Física e a Saúde Da Mulher 08

6.9 Alimentação: Saúde e Bem-Estar 08

6.10 Recursos Humanos 10

7 AVALIAÇÃO 10

8 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO 10

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1 APRESENTAÇÃO

A partir de levantamento feito com a comunidade local, ocorreu grande interesse das mulheres sobre a menopausa e como devem proceder nesta importante etapa da vida tendo qualidade e vivendo de forma saudável, com atividade e alimentação adequada, fazendo exames periodicamente.

O programa propõe ações de intervenção multiprofissional que abordam o tema menopausa tanto de forma teórica quanto com atividades práticas. Evidências científicas mostram a utilização do exercício físico como um fator importante na prevenção ou tratamento dessas doenças associadas à menopausa. A literatura aponta que a expectativa de vida tende aumentar, especialmente das mulheres e cresce a busca por alternativas que promovam uma melhora na qualidade de vida para que elas desfrutem os anos subsequentes à menopausa de uma forma mais sadia e confortável. Nesse sentido, é de fundamental importância que programas de saúde sejam realizados associando o estilo de vida saudável à redução dos sintomas da menopausa, assim o objetivo deste é destacar todo embasamento teórico e experiências de alguns profissionais com temas pertinentes “mulheres na menopausa”.

2 JUSTIFICATIVAS

Os benefícios da atividade física têm sido comprovados em ambos os sexos. Na mulher esta abordagem adquire algumas características próprias que incluem desde as diferenças do perfil hormonal, passando pela incidência de determinadas patologias, até as respostas e adaptações ao exercício. Na redução da pressão arterial, por exemplo, encontram-se trabalhos que mostram que a mulher, através do exercício, apresenta uma resposta de redução dos níveis tensionais mais eficientes que o homem. É importante considerar o impacto causado pelo aumento da expectativa de vida na população e o papel social e profissional adotado pela mulher nos últimos anos. Esses fatores impõem uma revisão no estudo de diversas patologias e nas novas perspectivas de prevenção e cuidado.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Sabendo da importância e entendimento dos conhecimentos propostos, os temas abordados proporcionaram um amplo conhecimento, de uma vida saudável e com cuidados essenciais as mulheres.

3.2 Objetivo Específico

Desenvolver a atenção básica e secundária de saúde nesta faixa de idade, elevando auto estima e consciência de cuidado.

4 PÚBLICO ALVO

As mulheres entre 40 e 60 anos cujas atividades à esse público acontecem às terças e quintas-feiras à partir das 8:30 com uma hora de duração .

5 METAS A ATINGIR

Os profissionais de Serviço Social exercem importante função no atendimento dessas mulheres, sendo necessário que tenham esses aspectos em mente, qualifiquem sua escuta, acolham as queixas e estimulem a mulher a investir em si própria, no seu auto cuidado e a valorizar-se. Devem contribuir para que cada mulher exerça o protagonismo de sua história de saúde e de vida. É importante assegurar que, apesar de algumas vezes apresentar dificuldades, o climatério é um período importante e inevitável na vida, devendo ser encarado como um processo natural, e não como doença.

6 METODOLOGIA

6.1 Tratamentos e cuidados durante a menopausa

6.2 O que você precisa saber sobre Diabetes

Mais importante do que descobrir doenças no início, é tentar não as ter. Por isso, o exercício físico e a alimentação saudável são recomendados em todas as idades na menopausa são indispensáveis! Ter hábitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com