TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPODERAMENTO FEMININO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE O MERCADO DE TRABALHO E O PAPEL DA MULHER ENQUANTO PROFISSIONAL ATUANTE.

Por:   •  13/2/2022  •  Trabalho acadêmico  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Acadêmicas: Kamila Stefany da Silva Cantone

Disciplina: Estágio Supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho I

Professora: Michele Fernandes do Amaral

EMPODERAMENTO FEMININO: DISCUSSÕES CONTEMPORÂNEAS SOBRE O MERCADO DE TRABALHO E O PAPEL DA MULHER ENQUANTO PROFISSIONAL  ATUANTE.

        Psicológa Eveline de Carvalho, especializada em Teoria Histórico Cultural e Gestão de Pessoas, atuando a mais de 10 anos, apresentou sobre empoderamento feminino.

De acordo com a psicologa Eveline, as mulheres no mercado de trabalho é vista de uma maneira muito positiva, vemos que nos últimos anos desse emporderamento feminino, proporcionar para as mulheres, essas mulheres esse mercado de trabalho. Pois, não apenas cumpre um papel  na sua vida, mais cumpre como mães, estudantes, dona de casas, e muitas vezes são pessoas que estão na frente da família e exerce um papel profissional na sociedade. Ou seja, são mutiplos papéis das quais as mulheres vem assumido de uns anos para cá, como eram um acúmulo muitas vezs.

É percebido ultimamente na atualidade entre 4 a 5 anos, enquanto se empoderaram disso, e dessa capacidade que elas tem, como capacidade intelectual que vem assumido, essa capilaridade e diversas forma, sendo muito positivo,  não somente no sentindo de acúmulo, mais no sentindo de pluralidade, que no fato que vivência no dia –a dia. É fato que nas instituições de ensino, o maior número é de alunas do que de alunos.

Nos últimos dados recentes, vemos que as mulheres estão quase 50% nos quadros de grande empresas, da capacidade produtiva no Brasil, as mulheres ocupa já acerca de 50% desse efetivo nas grandes organizações.

   Portanto, devem cada vez mais pontealizar isso, e fazer que elas percebam e também e façam esse papel de uma maneira tão majestosa como é a mulher.

Percebemos que as mulheres enfretam mais dificuldades do que os homens para inserir no mercado de trabalho, e além disso, o fato de essas mulheres ser mães a grave ainda mais essa questão de inserção no mercardo de trabalho.

Acreditamos que isso realmente existe, por mais do decorrer dos anos, do empoderado, de novos papéis que houve essa ampliação e esse reconhecimentodo papel feminino na sociedade, e não pode negar pro outro lado, como existe em alguns seguimentos desse pré conceito em relação a mulher, não a mulher em gênero feminino, mais muitas vezes relacionado  a sua capacidades, e isso também é muito colocado em prova depois a sua maternidade: será que você vai dar conta? Quando seu filho ficar doente, como é que você vai fazer? Mais a empresa precisa de você. Portanto, é visto como a barreira transpor, muito aréas, muitos seguimentos. Isso já mudou, mais ainda tem uma bandeira e uma luta pela frente para continuar.

Quando se torna mãe e continua ativa no mercado de trabalho, os medos surge e a insegurança, se questionamos mesmo, se vamos conseguir da conta, se vai conseguir assimilar esses papés, existe essa ansiedade, não podem negar, não pode fazer de conta que nada disso é verdade. Apartir do momento que você reconhece, seus medos, angustias e ansiedade, reconhece que deve trabalhar isso dentro de você, trabalhar o seu conhecimento, por ser mãe você não deixou de ser capaz ou você não deixou de ser uma profissional disponivel pro seu trabalho, vai apenas ter que conseguir a consilhar os deveres. Portanto, as mulheres exercem vários papéis, não pode parar com a sua função, e com o tempo começa enxerga que consegue fazer tudo isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com