TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Serviço Social no enfrentamento a violência domestica

Por:   •  2/12/2017  •  Projeto de pesquisa  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

[pic 2]

Tema: Serviço Social no enfrentamento a violência domestica

A violência contra a mulher é um problema social que atinge todas as etnias, idades, religiões, escolaridade e classes sociais e econômicas. É uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais. Por isso este tipo de violência não pode ser ignorado ou disfarçado. Precisa ser denunciado por toda a sociedade. A violência pode se manifesta de várias formas, com diferentes graus de gravidade. Geralmente, com episódios repetitivos e que na maior parte das vezes, costuma ficar encobertos pelo Silêncio.

O Serviço Social está repleto de situações de enfrentamento, superação e fortalecimento que pode ser trabalhado e estimulado no sentido de potencializar respostas positivas, despertando assim nosso interesse e curiosidade em estudá-lo.

Justificativa

A escolha pela temática surgiu através da prática do estágio com observações/acompanhamento do trabalho social da equipe técnica da unidade, pelo aumento do índice da violência contra mulher em pesquisas e a gravidade e a frequência de tais violências retratada diariamente dos telejornais e noticiários do país.

O interesse pela temática despertou aprender o cenário dessa violência contra mulheres em seu ambiente doméstico e familiar. Sendo assim, fez necessário a formulação de um estudo da realidade da violência contra as mulheres, já que é notório no cotidiano de instituições que atendem mulheres o drama da violência contra a mulher é recorrente e aprisionante, abala a autonomia, destrói a autoestima, perde a sua identidade de modo a desaprender o caminho de volta para sua integridade física, psíquica e moral.

Muitas vezes, calada pelo medo e pela insipiência quanto suas possibilidades libertadoras tornam-se prisioneiras de si mesma, por todos os abusos sofridos; transpassa esse mesmo sentimento para seus filhos. Além do medo, tem a questão da vergonha, pelo fato de sentirem-se envergonhadas por dependerem financeiramente ou por serem emocionalmente conectadas ao agressor por conta dos filhos ou ter a esperança de que a violência não irá se repetir para não prejudicá-lo socialmente.         

Desta forma, devida a relevância social e acadêmica para o Serviço Social, buscamos realizar o estudo, pois acreditamos que o mesmo possa trazer subsídios e contribuição para formação e atuação profissional, por se tratar de um tema complexo, repleto de situações de enfrentamento e superação.  

                                             Problema

Diversos fatores no contexto familiar, como alcoolismo, uso de entorpecentes químicos, pobreza, desemprego, baixa autoestima, miserabilidade, condições precárias de moradia, ciúmes, problemas familiares, problemas com dinheiro, recusa em fazer sexo, desobediência da mulher porque muitos homens se acham dono das mulheres, são tantos motivos mesquinhos que provocam marcas profundas e efeitos negativos na vida de todos os seus membros.

Desse modo, dois aspectos se destacam: a convivência das mulheres com situações de violência domestica e a e o atendimento de profissionais do Serviço Social.  Essa situação motivou alguns questionamentos: É a falta de uma oportunidade concreta para a mudança de sua situação, as mulheres permanecem convivendo com a violência? Como compreender o ciclo da Violência? Existem ações planejadas para estas mulheres vitimas de violência doméstica? Qual o papel da/o profissional do Serviço Social nesse contexto?

Objetivos

        Geral:

  • Apreender o cenário da violência contra mulher no Brasil, suas causas e consequências, bem como pesquisar sobre o papel do Serviço Social no enfrentamento a violência doméstica.

Específicos:

  • Identificar as situações enfrentadas pelas mulheres vítimas de violência domestica, elencando o caminho do ciclo da violência e os motivos em que as mulheres permanecem em uma relação violenta.

  • Conhecer a importância da intervenção do Serviço Social no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica;
  • Contribuir para que os resultados alcançados possam oferecer maior visibilidade ao problema e subsidiar a implementação de ações que estimulem a autonomia às mulheres em situação de violência e garantam o acesso e usufrutos dos seus direitos sociais.            

Metodologia

A pesquisa utilizada será a qualitativo, preocupa-se, portanto, com aspectos da realidade que não podem ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais. A metodologia empregada na presente pesquisa desenvolveu-se o caráter bibliográfico sobre a temática, pesquisa documental, leitura de artigos relacionados ao tema escolhido combinado aos aspectos exploratório, analítico, descritivo, pois se percebeu que isso contribuiria ainda mais aos propósitos da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (463.6 Kb)   docx (591.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com