TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TESTOR ACADÊMICO

Tese: O TESTOR ACADÊMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2014  •  Tese  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 4

2. ENSAIO ACADÊMICO

Porque muitos Profissionais tem medo de se arriscar em um empreendimento?

Até alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedorismo era inato, que e um empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Pessoas sem essas características eram desencorajadas a empreender. Como já se viu isso é um mito. Hoje em dia, esse discurso mudou e, cada vez mais, acredita-se que o processo empreendedor pode ser ensinado e entendido por qualquer pessoa e que o sucesso é decorrente de uma gama de fatores internos e externos ao negocio, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades que encontra no dia a dia de seu empreendimento. O processo empreendedor pode acontecer de maneira planejada ou por um simples acaso. Segundo (DORNELAS,2008) existem varias explicações para que a decisão de uma atividade empreendedora aconteça : Variáveis externas (sócios econômica, entre outras) e aptidão pessoal, ou as duas juntas, são fatores críticos para o surgimento e o crescimento de uma empresa. De maneira geral tem-se primeiramente, de haver a intenção e o sonho de um profissional querer trabalhar e se especializar em determinada área do conhecimento. A verificação/aparecimento de uma oportunidade gera o estimulo, avaliam-se os riscos (incertezas) e retornos de oportunidade; o conhecimento e habilidade, somados a oportunidade, materializam o sonho e a ideia de decisão de ir em frente, desenvolvimento do plano de negócios, busca por recursos próprios ou de terceiros e a administração/gestão da empresa criada.

Segundo pesquisas, índice de mortalidade das micros e pequenas empresa no pais tem diminuído devido ao zeloso trabalho de entidades que estão auxiliando os pequenos empreendedores na “lida” administrativa/gestão do negocio. Considerando as abordagens de a administração no transcorrer do século XX, tem-se que as organizações e os pesquisadores da área sempre procuraram estudar e entender os fenômenos e movimentos característicos a sua época, procurando, principalmente, solucionar problemas tais como: racionalização e padronização do trabalho, melhorar a relação entre capital e trabalho do operário, melhoria de eficiência e eficácia no trabalho, melhorar a relação entre capital e trabalho (mão de obra), entre outros. Todos contribuíram sobremaneira ao desenvolvimento das organizações, da teoria administrativa e da economia, mas é crucial destacar que o trabalhador sempre sofreu pelos mando e desmandos de empresários e administradores despreparados ou sedentos por lucros e poder. Por isso, ter o seu próprio negocio sempre foi o sonho de consumo de grande parte das pessoas/profissionais.

Algumas características dos empreendedores de sucesso podem ser desenvolvidas e, com certeza surtirão um efeito muito interessante, a saber:

-O empreendedor de sucesso busca incessantemente informações- lê muito sobre os mais variados temas, utilizando varias fontes (mídia, imprensa, televisão, radio, internet, entre outro).

-Conversam com varias pessoas sobre os mais variados assuntos.

-O empreendedor deve ser curioso, perspicaz e aberto a novos conceitos e movimentos.

-Manter uma rede de relacionamentos bastante grande.

A importância da diferenciação entre ideia e oportunidade: uma boa ideia se não analisada, questionada, estudada e viabilizada se tornara apenas um sonho que não se realiza, pois o que importa mesmo é todo o trabalho de verificar, mercadologicamente falando, a viabilidade da proposta. O empreendedor tem de conhecer o ramo/setor de atividade do negocio que esta aventando abrir seu empreendimento. Não adianta querer faturar rios de dinheiro se não conhece nada da atividade. Existe um roteiro básico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com