TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE SAÚDE INSERIDO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) NA REDE HOSPITALAR

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  817 Visualizações

Página 1 de 4

1 INTRODUÇÃO

Os Assistentes Sociais inseridos nos hospitais públicos do Sistema Único de Saúde (SUS) contribuem na construção coletiva de relações solidárias e humanizadas buscando perceber o outro e sua realidade no conjunto de demandas individuais e coletivas dos usuários.

Nesta perspectiva este projeto de pesquisa tem como interesse analisar o trabalho do assistente social no projeto de humanização nos hospitais do SUS, a fim de explanar o papel do Serviço Social no processo de humanização e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo analisar o horizonte para a humanização na prática do assistente social na saúde da rede hospitalar do SUS, bem como os limites, possibilidade e desafios enfrentados pelo assistente social para a consolidação do projeto ético-político profissional, pautado na liberdade e defesa intransigente dos direitos da pessoa humana.

2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Qual a atuação profissional do Assistente Social inserido no projeto de humanização dos hospitais da rede SUS?

3 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Analisar a atuação do assistente social no projeto de humanização dos hospitais do SUS, visando compreender sua rotina de trabalho e a instrumentalidade do Serviço Social na prática profissional.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar as atividades do assistente social no projeto de humanização do SUS da rede hospitalar e quais os instrumentos técnico-operativos e teórico-metodológicos que embasam a sua atuação profissional.

Investigar como a política de Saúde se efetiva no âmbito hospitalar da rede SUS e quais as necessidades dos usuários que acessam o serviço.

Conhecer os movimentos de saúde na perspectiva de entender o seu papel na luta pela garantia de humanização na atenção à saúde.

4 JUSTIFICATIVA

A humanização no Sistema Único de Saúde, não pode ser vista somente como um programa, mas como uma política que opere transversalmente em toda a rede SUS. Nesse aspecto o presente projeto justifica-se pela necessidade de entender como se dá a humanização nos hospitais da rede SUS e o papel do Assistente Social na garantia desse direito, na construção de relações em que se possa ter um olhar para cada sujeito conforme sua especificidade, história de vida, bem como olhá-lo como um sujeito coletivo de histórias múltiplas, num trabalho pautado no projeto ético-político do Serviço Social.

5 METODOLOGIA

Este projeto foi realizado por meio de informações científicas, através da pesquisa bibliográfica, catalogando materiais diversos como, livros, artigos científicos, periódicos, revistas e sites que tratam do tema proposto e que possibilitaram uma pesquisa e um estudo de qualidade da realidade pesquisada.

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O autor CAMPOS (2000) refere-se a ‘humanização’ em saúde como “uma prática concreta comprometida com a produção de saúde e produção de sujeitos.” Na rede hospitalar a humanização possibilita ao paciente um atendimento acolhedor, com acompanhamento de seus familiares, diminuindo o processo negativo da internação, evitando a fragilização emocional, vislumbrando uma recuperação positiva.

A prática do assistente social mostra que ele pode contribuir em várias demandas e não somente intervindo nas situações vividas pelos usuários (BRAVO; MATOS, 2006). Em sua formação o assistente social prepara-se profissionalmente para a humanização das relações, a escuta e o reconhecimento dos direitos de cidadania dos sujeitos.

O autor FREIRE (1971) refere que ao assistente social cabe propiciar condições para que a consciência da população passe, através de um processo socioeducativo que privilegie a abordagem grupal, de uma perspectiva ingênua e alienada, para a crítica, sem a qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com