TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Terceiro Setor

Por:   •  11/10/2016  •  Ensaio  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 2

O que esta por trás do terceiro setor¿

O terceiro setor mais confunde do que esclarece, nele há uma desarticulação do social, e passa a dividir: “Estado, Mercado e Social” como se os três não interagissem entre si.

As diferenças entre:

        Keynesianismo: (Walfare State) não existe o terceiro setor, há uma intervenção direta do Estado.

        Neoliberalismo: investe no terceiro setor, retira a responsabilidade do Estado e há um pesasse mínimo do capital por parte do Estado.

Lave lembrar que o que arrecadamos vai para o “ TESOURO NACIONAL” e divide-se em fundo privado e fundo público. E o que seria para o fundo público tem uma parcela mínima para o investimento no social.

O Terceiro setor, para os autores, é um conjunto da sociedade civil desenvolvendo ações antes atribuídas ao Estado. Um “novo trator da questão social” com perda de direitos, as ongs (terceiro setor) presta o serviço que seria de responsabilidade do Estado, por meio do repasse da verba estatal. O deslocamento do conceito de terceiro setor com a substituição dos valores de universalidade e direito por valores de autoajuda e solidariedade local.

O terceiro setor passa a “focalizar” e “descentralizadas” as ações e demandas, com a perda da universalidade. As pessoas possuem as necessidades são responsáveis pelas próprias respostas aos problemas.

O deslocamento do conceito de terceiro setor, desresponsabiliza o Estado, responsabiliza a sociedade civil com atividades antes atribuídas ao Estado, em respostas a demandas sociais, por meio da ajuda mútua e valores locais, substituição dos valores de solidariedade local, universalidade e direitos. Há com uma nova forma da questão social com perda de direitos e garantias.

O Estado usa de justificativa para as ações a “escassez de recursos”, e com esse pretexto retirar a responsabilidade do Estado transferindo para o terceiro setor. E o que seria de direito passa a ser visto como filantrópica e voluntária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com