TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Acadêmico

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 9

 UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

HORTA VERTICAL COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

ALESSANDRA RONDON FRANCELINO

GIOVANA CHAGAS FONSECA

LIDIANE MORAIS COSTA

SELMA APARECIDA SALGADO

TAMYLA NATALY FERREIRA COSTA

Três Corações – MG

2016

[pic 1]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................................................3

2. OBJETIVOS........................................................................................................................4

3. JUSTIFICATIVA ..............................................................................................................4

4. REFERÊNCIAL TEÓRICO.............................................................................................5

5. METODOLOGIA..............................................................................................................9

6. CRONOGRAMA .............................................................................................................10

7. REFERÊNCIAS  ..............................................................................................................11

[pic 2]

1. INTRODUÇÃO

        Nosso projeto de pesquisa tem por finalidade mostrar os benefícios da implantação de uma horta vertical orgânica, construída em espaços reduzidos e com materiais recicláveis, mostrando as vantagens de se plantar em casa, reduzindo gastos, melhorando a qualidade de vida e consumindo alimentos mais saudáveis, livres de agrotóxicos.

O consumo de alimentos é cada vez maior dentro da sociedade, aumentando com isso o plantio e a quantidade de plantações. As terras que são preparadas para o cultivo recebem quantidades abusivas de agrotóxicos, principalmente aqui no Brasil, onde o uso ainda é indiscriminado. Ao mesmo tempo em que os agrotóxicos garantem uma maior produção de alimentos livres das pragas naturais, também tornam estes prejudiciais à saúde, destroem o meio ambiente e acabam por se tornar verdadeiros venenos que vão às mesas das famílias.

Enquanto diversos países da Europa proíbem o uso de agrotóxicos em suas plantações,

o Brasil vem na antemão e está entre os países com os maiores índices de uso destes produtos e desde 2008 alcançou o topo e é o país que mais consome pesticidas no mundo. (WELLE, 2015)

Isso mostra o despreparo e a ganância dos grandes produtores, que visam mais lucros e menos qualidade, maior produção e menos saúde na mesa da população consumidora, uma vez que o uso de agrotóxicos está ligado a várias doenças que são provenientes ou desencadeadas pelo uso destes.

Os padrões de consumo de alimentos no Brasil e no mundo tem se modificado nas últimas décadas, influenciado por fatores como a urbanização, composição etária, industrialização de alimentos e a inserção da mulher no mercado de trabalho. (COELHO, 2016)

Atualmente, as famílias brasileiras utilizam cerca de 32,7% de suas rendas com alimentação, o que representa 1/3 do salário mínimo.( POF – Pesquisa de Orçamento Familiar 2009)

Problemas como o uso de agrotóxicos e o alto custo dos alimentos criam a necessidade de buscar formas alternativas de plantio e produção autossustentáveis.

Por que buscamos alimentos mais saudáveis e rentáveis? Quais os benefícios em curto prazo para a saúde e para a economia doméstica?

Ao longo desse projeto vamos explorar os benefícios e vantagens do plantio orgânico utilizando pequenos espaços e materiais recicláveis.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Pesquisar as diversas formas de confecção de horta vertical, sempre utilizando materiais recicláveis de fácil acesso, instaladas em espaços reduzidos como varandas de apartamentos, pequenos quintais e até mesmo em caixotes encaixados, trazendo dessa forma uma maneira alternativa e rentável de plantar alimentos em casa de forma orgânica, com baixo custo e com instalação e manutenções simplificadas.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ensinar o passo-a-passo da construção de uma horta vertical;

  • Explicar para os alunos da Universidade a importância do plantio orgânico e da alimentação livre de agrotóxicos;

  • Mostrar os diversos materiais recicláveis que podem ser utilizados para a confecção da horta vertical, assim como também os alimentos que melhor se adaptam a esse tipo de plantio;
  • Implantar o projeto em uma escola, criando uma oficina para ensinar as crianças a confeccionar a horta vertical, podendo assim produzir alimentos mais saudáveis para uma merenda balanceada;
  • Democratizar informações sobre os riscos para a saúde e para o meio ambiente do uso indiscriminado de agrotóxicos e pesticidas.

3. JUSTIFICATIVA

O tema foi escolhido com a finalidade de levar mais informações à comunidade acadêmica e à população em geral sobre as formas de plantio orgânico em pequenas hortas verticais com a utilização de materiais recicláveis, podendo produzir alimentos de forma sustentável e livre de agrotóxicos, colaborando dessa forma não só com a saúde familiar como também com o meio ambiente.

        O intuito dessa pesquisa também se justifica pela necessidade de construção de trabalho de curso, sendo este um pré-requisito para obtenção de créditos na disciplina Projeto Integrador III do Curso de Serviço Social pela Universidade Vale do Rio Verde –         UninCor.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

O Brasil possui uma grande quantidade de pessoas que vivem nas zonas urbanas, cerca de 81,23% da população segundo o IBGE (2010), o que faz com que as pessoas busquem cada vez mais alimentos industrializados sem se importam de onde vem o que consomem e qual a qualidade desses alimentos. A agricultura tornou-se uma indústria para alimentar uma população que não para de crescer e para isso, começou a utilizar métodos artificiais como fertilizantes, pesticidas, manipulação genética e crescimento hormonal que fazem aumentar a produção de alimentos e os lucros de quem os produzem (MMA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (253.1 Kb)   docx (79.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com