TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Serviço Social

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

        

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMARIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................03

DESENVOLVIMENTO..................................................................................04

CONCLUSÃO ..............................................................................................08

INTRODUÇÃO

Em primeiro momento o trabalho em questão faz uma reflexão correlacionando os seguintes assuntos: Instrumentalidade em Serviço Social que na realidade do profissional em Serviço Social representa suas finalidades em seu exercício profissional bem com a técnica em sua ação de intervenção sendo ela construída pelas ações da instrumentalidade e seu contexto social; Tendo também como base os Movimentos Sociais que são de suma importância, os movimentos sociais impulsionam uma melhor visão na necessidade de buscar mudanças e intervenções no quadro social. E por fim, Políticas Setoriais Contemporâneas, esta que são políticas divididas por setor, como saúde, educação, habitação. Também existem as por segmento, como criança e adolescente, idoso, estes últimos caracterizam-se como políticas setoriais contemporâneas.

O profissional em Serviço Social vive seus anseios profissionais através das relações socias que estão em constante movimento. Por isso as instrumentalidades e a interveção bem como as políticas sociais estão interligadas.

Neste sentido, o presente trabalho objetiva correlacionar os assuntos citados acima, que são processos interligados ao trabalho do assistente social.

DESENVOLVIMENTO

Pensar em instrumentalidade em Serviço Social dentro da realidade dos assistentes sociais significa técnica e o bom uso dos instrumentos de trabalho em várias instâncias de modo a atender as demandas sociais.

Na Visão de Guerra (2007) a primeira vista, o tema instrumentalidade no exercício profissional do assistente social parece ser algo referente ao uso daqueles instrumentos necessários ao agir profissional, através dos quais os assistentes sociais podem efetivamente objetivar suas finalidades em resultados profissionais propriamente ditos. Contudo a instrumentalidade pode ser considerada como a composição do exercício desta profissão construída e vivenciada continuamente no processo sócio-histórico. Ou seja, como afirma Guerra, “a instrumentalidade no exercício profissional refere-se, não ao conjunto de instrumentos e técnicas (neste caso, a instrumentação técnica), mas a uma determinada capacidade ou propriedade constitutiva da profissão, construída e reconstruída no processo sócio-histórico”.

Num conceito geral a Instrumentalidade em Serviço Social voltando na realidade do Assistente Social unindo conhecimento e ação, teoria e prática para ser crítico e buscar a transformação da realidade social, além de conhecer as políticas públicas de saúde, educação e habitação e os programas de transferência de renda com foco na gestão e elaboração de projetos sociais.

Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano. Ao alterarem o cotidiano profissional e o cotidiano das classes sociais que demandam a sua intervenção, modificando as condições, os meios e os instrumentos existentes, e os convertendo em condições, meios e instrumentos para o alcance dos objetivos profissionais, os assistentes sociais estão dando instrumentalidade às suas ações. (GUERRA, p.02,2007)

Para Bavaresco & Goin (2014) os instrumentos de trabalho do Assistente Social são os principais mediadores do desenvolvimento da prática profissional, pois estão intrinsecamente vinculados ao trabalho deste, na medida em que implica na constituição e no desenvolvimento do exercício profissional.

Diante de tais considerações a respeito da instrumentalidade em Serviço Social cabe também avaliar que diante do principal objetivo que é a intervenção possível através do instrumento que irá utilizar, sendo que cada processo ou demanda apresenta especificidades próprias.

Requisita um perfil profissional culto, critico e capaz de formular, recriar e avaliar propostas que apontem para a progressiva democratização das relações sociais. Exigi-se, para tanto, compromisso ético-político com os valores democráticos e competência teórico-metodológica na teoria critica em sua lógica de explicação da vida social. Esses elementos, aliados à pesquisa da realidade, possibilitam decifrar situações particulares com que se defronta o assistente social no seu trabalho, de modo a conecta-los aos processos sociais macroscópicos que as geram e as modificam. Mas, requisita, também, um profissional versado no instrumento técnico-operativo, capa de potencializar as ações nos níveis de assessoria, planejamento dos sujeitos sociais nas decisões que lhes dizem respeito, na defesa de seus direitos e no acesso aos meios de exercê-los.  (LAMAMOTO, 2008, p.208 apud BAVARESCO E GOIN, 2014).

Para tanto o importante é o profissional  compreender e analisar os principais instrumentos técnico-operativos de que dispõe o assistente social em sua prática profissional nos diferentes espaços sócio-ocupacionais de inserção institucional.

Tais reflexões a respeito da Instrumentalidade em Serviço Social diante de suas dimensões teóricas e prática profissional cabem ainda aumentar esse leque de reflexões que a correlacionam-se aos Movimentos Sociais que em de suas especificações tornam-se uma questão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com