TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho produtivo/ trabalho improdutivo

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO PRODUTIVO / TRABALHO IMPRODUTIVO

Trabalhador coletivo

Trabalhador coletivo- com essa categoria, quer-se designar que a produção, sob a grande indústria, envolve mais que as funções desempenhadas imediatamente pelos operários que entram em contato direto com as matérias que, modificadas, constituirão as mercadorias.

É o conjunto de envolvidos na produção, desempenhem eles atividades manuais ou não (trabalhadores manuais + trabalhadores intelectuais).

O produto “deixa de ser o resultado imediato da atividade do produtor individual para tornar-se produto social, comum, de um trabalhador coletivo, isto é, de uma combinação de trabalhadores “(...) Marx

Trabalhado produtivo / trabalho improdutivo

Uma das maiores polêmicas da Economia Política, por sua complexidade.

Não implica juízo de valor (bom ou mal, útil ou não...)

Própria das economias fundadas na produção de mercadorias (como o MPC)

A criação de valor e de mais-valia só é possível mediante a produção de mercadorias. Somente na produção de mercadorias, portanto, realiza-se trabalho produtivo. (Mandel, 1998)

Marx observa que não é preciso “ter a mão na massa” para produzir valor. Significa que atividades que não estão diretamente ligadas à transformação material de que resultam mercadorias, mas que são indispensáveis à sua elaboração, podem ser consideradas produtivas.

Trabalhado produtivo / trabalho improdutivo

É preciso distinguir, porém, o trabalho que cria valor apropriado pelo capitalista, do trabalho que permite a um capitalista apropriar-se de parte do valor criado na esfera da produção material.

Para o capital global trabalho produtivo é todo trabalho assalariado indispensável para esse processo de produção de mercadoria (ex: operário e engenheiro).

Trabalho assalariado que não acrescenta valor às mercadorias é improdutivo para o capital global (segurança, advogados...)

O trabalho no setor de serviços, por exemplo, embora mercantilizados e essenciais à realização do trabalho, não é trabalho produtivo para o capital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com