TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de empreendedorismo

Projeto de pesquisa: O conceito de empreendedorismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 8

O EMPREENDEDORISMO

RESUMO

Empreendedorismo significa aquele que assume e começa algo novo, surgiu no século XX onde começou a ser definida como uma palavra, assim criando vários conceitos. Ao longo do tempo destacou-se como um profissional inovador que dentro da empresa, ou constrói um novo negócio, que inova uma com uma idéia já existente. Dentro do estudo que segue destaca-se que o empreendedor além de fazer o que gosta segue algumas técnicas, utiliza de ferramentas atuais para sustentar sua idéia e permanecer no mercado.

Palalavra-chave: Empreendedorismo, surgimento, pessoa.

1. INTRODUÇÃO

Este estudo consolida-se no início do empreendedorismo no mundo, onde iniciou no Brasil e de que forma surge um empreendedor, qualificando suas atitudes e conceitos. Aborda características, funções, importância na empresa, pontos fracos e fortes, conscientização, o que é necessário para ser um empreendedor e até exemplo de um empreendedor nato no Brasil.

Explica o significado do empreendedorismo e o papel dele na sociedade, mostra as características onde é possível ter sucesso empresarial em qualquer área que a pessoa queira empreender, pois isso leva a terem mais ousada a investir em seus negócios assumido todos os riscos.

Enfim, define e apresenta o empreendedorismo e sua importância dentro da empresa e em seu próprio negócio como um todo.

2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO

Conceito de Empreendedorismo

Para iniciarmos o trabalho sobre Empreendedorismo, precisa entender o que significa esta palavra tão utilizada em nossos dias.

Empreendedorismo é um a palavra Francesa, que vem do verbo “entrepreeur”, que significa: aquele que assume riscos e começa algo de novo.

Na verdade através do senso comum, muitos são os conceitos de empreendedorismo, pois sempre encontramos alguém que diz saber o que é, mas não consegue definir o que realmente significa.

Muitos estudos têm, no entanto, creditado a Marco Polo a criação do Empreendedorismo

Essa palavra começou a ser utilizada no início do século XX por Joseph Schupeter em 1950, aonde ele definiu o empreendedor (a pessoa que faz o empreendedorismo) da seguinte forma:

“O empreendedor é aquele que destrói a ordem existente pela introdução de novos produtos e serviços, e pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”

Ou seja, Schumpeter (1950) o empreendedorismo faz com que as pessoas utilizem sua capacidade de criação e façam sucesso com suas criações. Nos anos de 1967 e em 1970 surgiu mais um conceito para este empreendedor que é assumir riscos.

Os responsáveis por esta idéia foram respectivamente K. Knight e Peter Drucker, aonde para eles ser empreendedor é assumir riscos.

No ano de 1985 com Pinchot, surgiu o conceito de intraempreendedor, ou seja, é aquela pessoa que é empreendedor mas dentro da empresa.

Para Dornelas (2008) o empreendedor é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de idéias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva a criação de negócios de sucesso.

Com algumas mudanças ao longo da história, o empreendedorismo acabou ganhando novas definições, pois foram surgindo novos ângulos de pensamento sobre o assunto.

Para aprofundar ainda mais o conceito do empreendedorismo cito Brito e Wever (2003).

“uma das primeiras definições da palavra empreendedor, foi elaborada no início do século XIX pelo economista mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de mais rendimento.”

Algumas referencias citam Richard Cantilon, considerado importante escritor e economista do século XVII, como um dos criadores do tempo Empreendedorismo, sendo um dos primeiros a fazer uma diferenciação entre empreendedor e capitalista.

Análise histórica:

Divide-se a história do Empreendedorismo em quatro fases:

Idade Média: aqui o empreendedor não assumia riscos, apenas gerenciava projetos, utilizando recursos disponíveis pelo Governo.

Século XVII: neste período o acordo com o Governo era contratual, aonde fornecia, um produtos ou realizava algum serviço. Os preços eram prefixados, e qualquer que fosse o lucro e o prejuízo era exclusivo do empreendedor, ou seja, ele assumia sozinho o sucesso ou fracasso de seu empreendedorismo.

Século XVIII: neste período acontece a diferenciação entre capitalista e empreendedor, pois iniciava a industrialização no mundo.

Século XIX e XX: aqui há confusão entre as atribuiçõe de gerentes (ou administradores) com os empreendedores.

Surgimento do Empreendedorismo no Brasil.

O empreendedorismo passou a ter força no Brasil a partir da década de 1990, com a abertura da economia. A importação de produtos ajudou a controlar os preços, ajudando o país a crescer novamente, mas também acarretou problemas para alguns setores que não conseguiam competir com os produtos importados.

Houve necessidade no Brasil de mudar. E empresas de todos os tamanhos e setores tiveram que se modernizar para poder entrar nesse novo mercado competitivo. Ocorreram várias reformas pelo governo com a finalidade de ajustar a economia e controlar a inflação. Aos poucos o Brasil foi estabilizando e crescendo economicamente. E em 2000 surgiram investidores de outros países voltaram a fazer aplicações no Brasil e consequentemente as exportações aumentaram.

Segundo Dornelas (2001), o empreendedorismo ganhou força no Brasil com a abertura da economia que propiciou a criação de entidades como:

- SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas): foi fundado para os pequenos empresários brasileiros, com finalidade de informar e dar suporte necessário para a abertura de uma empresa, bem como acompanhar através de consultorias, solucionando pequenos problemas do negócio. Este órgão está de certa forma, implantando a cultura empreendedora nas universidades brasileiras.

SOFTEX foi criada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com