TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O gestor e novos desafios

Por:   •  23/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 5

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Definição de geração

Atualmente, existe a necessidade de se intitular as gerações, de maneira que as características dos indivíduos não equiparem-se a épocas diferentes. Anteriormente, quando se apontavam crianças, adolescentes, jovens e pessoas da terceira idade, acabavam generalizando suas características e seus comportamentos, independentemente da época vivida.

Desta forma, entendi-se que um adolescente do século XXI não terá as mesmas características de um adolescente do século XX. Assim sendo, optou-se por chamar as gerações por nomes distintos, dentre elas a X, Y e Z.

Geração (do latim gererãre, que significa “gerar”), também conhecida como procriação em ciências biológicas, é o ato de produzir descendentes.

Em tempos de significativas mudanças, as empresas impulsionadas pelos funcionários especialmente os jovens, requerem mudanças, os novos comportamentos e as novas expectativas ditam um novo modelo de comportamento organizacional. (BRANCO, 2013). As diferentes características e contextos de cada geração são derivados de tempos distintos e sociedades diversas. O período de definição entre uma geração e outra vem diminuindo com o passar dos tempos, antigamente uma geração era formada a cada 25 anos, hoje com as mudanças cada vez mais rápidas temos gerações sendo formada num curto período de 10 anos.

As peculiaridades de cada geração conforme apresentadas no inicio nesse referencial conduzem ao grau de qualidade do desenvolvimento de cada geração dentro das organizações podendo ser positivo e/ou negativo.

2.2 Geração Baby Boomers

Segundo Matta (2013) a geração Baby Boomers é composta indivíduos nascidos entre 1940 e 1960 durante o fim ou logo após a Segunda Guerra Mundial, foram criados e submetidos a uma educação mais rigorosa e mais disciplinada. Ainda segundo o autor o compromisso e a lealdade são os alicerces do comportamento desses indivíduos, principalmente no ambiente de trabalho. O trabalho para essa geração é tido como prioridade, em relação à posição na empresa apresentam dificuldade em lidar com a perda de poder e status. São profissionais competitivos e focados em resultados, e em se tratando de liderança acreditam que é o mesmo que controlar e comandar. O autor ainda afirma que esta geração não se preocupa muito com a qualidade vida e quando se deparam frente às tecnologias apresentam dificuldades.

Segundo Robbins (2005) a geração Baby Boomers possui valores predominantes como sucesso, ambição, realização. São indivíduos que repudiam o autoritarismo, e que valorizam à própria carreira.

Para Khoury (2009) os indivíduos dessa geração tendem a trabalhar duramente e não costumam reivindicar mesmo em um contexto de desconfiança ligado a liderança. Ainda segundo o autor são profissionais que almejam trabalhar por muito tempo em um mesmo emprego.

Segundo Oliveira (2009) os Baby Boomers são pessoas motivadas e otimistas que valorizam os status e a ascensão profissional, preocupam se com um bom ambiente de trabalho e justiça, já que boa parte do tempo passam no trabalho, conceitos como estes são positivos para o crescimento das organizações. Ainda segundo o autor são considerados como Workahlies – pessoas viciadas por trabalho, foram criados em um ambiente corporativo, colocam o trabalho a frente de tudo inclusive da família. Resistentes a mudanças devido à bagagem vivenciada em tempos difíceis tendem a ter dificuldades em desenvolver novas ações em um ambiente corporativo.

2.3 Geração X

Esta geração é representada por indivíduos nascidos entre 1960 e 1980, os movimentos revolucionários marcaram a vida desses indivíduos, também são considerados empreendedores e pessoas independentes. (MATTA, 2013). O autor ainda ressalta que são profissionais experientes e dedicados, porém temem perder lugar para a geração Y ou serem demitidos. São dedicados aos objetivos da empresa e muito competitivos, equilibram vida profissional e vida pessoal e que lidam bem com a tecnologia. O autor ainda ressalta que quando estão em cargos de liderança valorizam competências.

Segundo Khoury (2009) a geração X vivenciou ameaças de guerras, e este ambiente cercado de instabilidade com grande insegurança de um emprego, fez com este indivíduos acendessem profissionalmente utilizado de seus próprios recursos. Ainda segundo o autor com uma visão empreendedora e com grande foco em resultados a tendência dessa geração foi o desenvolvimento de habilidades e de domínio em novas tecnologias, com intenção de se manterem no mercado de trabalho. O autor ressalta que os indivíduos dessa geração possuem uma desenvoltura em desenvolver tarefas individualistas a trabalharem em equipe, embora se preocupem com equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Os integrantes dessa geração, segundo Branco (2013) têm como pontos favoráveis o bom desenvolvimento de suas atividades, a criatividade, a flexibilidade, a inovação tecnológica, o gosto por desafios e realizar uma atividade da qual se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (80.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com