TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema do meio ambiente e integração social

Artigo: O problema do meio ambiente e integração social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  Artigo  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

Nesse projeto vamos falar sobre o meio ambiente e inclusão social. Hoje sabemos que isso é um grande problema para todos nós. Sabemos também que o ambiente limpo é muito importante para a saúde de todos.

Este projeto tem a intensão de ajudar a melhorar a preservação do mesmo e levar conhecimento para crianças carentes que não possuem as mesmas oportunidades que a maioria. O que não as tornam menos capazes de transformar o mundo.

Existem várias maneiras de se preservar o meio ambiente. Esperamos que ao longo do nosso projeto consigamos plantar a “sementinha” da sustentabilidade na mente e no coração de cada criança. E conscientizá-las de alguma maneira de que se não cuidarmos agora um dia pode acabar.

Fundamentação Teórica

O despertar da cidadania

Quando falamos dos nossos projetos, não é exagero afirmar que aplicamos a "educação ambiental" em quase tudo que fazemos. Isto porque a distinção entre o ambiente natural e o ambiente construído, suas características e interações são a força motriz de nossas ações para o despertar ambiental dentro das comunidades.

Nos trabalhos com educação ambiental não formal realizado nas comunidades, quanto maior o despertar do senso de uso imediato de um recurso e seu benefício, maiores são as chances de interação daquelas famílias com o ambiente.

Nosso princípio mor é inteirar nas discussões ambientais não só os aspectos naturais, mas envolver também nas discussões os equipamentos urbanos e comunitários que compõe cada região. As necessidades e demandas, a educação familiar e a formação humana, os direitos e deveres, como contextualizações educacionais associadas que devem integrar as discussões do ambiente.

Todo o trabalho do Innatus envolve esta filosofia. São projetos focados na educação não formal de comunidades, capacitação para geração de renda e educação ambiental. O Projeto "Criando o Futuro", promovido pelo Centro de Integração do Comperj é um belo exemplo de nossa atitude na prática.(FONTE: Innatus – Instituto Nacional de Tecnologia e Uso Sustentável)

Este projeto baseia-se nas citações de diversos autores que tratam do mesmo assunto, mas as ideias principais foram extraídas do pensamento de alguns autores como Martim Luther king que diz:

“Se soubesse que o mundo de desintegraria amanhã, ainda sim plantaria a minha macieira. O que me assusta não é a violência de poucos, mas a omissão de muitos. Temos aprendido a voar com pássaro, a nadar como peixe, mas não aprendemos a sensível arte de viver como irmãos”.

Devemos ser mais unidos no que se refere ao meio ambiente, precisamos resgatar o nosso planeta. Somos egoístas demais não pensamos no amanhã. Como diz Beto Guedes e Ronaldo Bastos: “Terra, és o, mas bonito do planeta, estão te maltratando por dinheiro”.

Objetivo

Queremos que o nosso projeto faça a diferença na vida das pessoas, que possamos levar a todos o conhecimento sobre o meio ambiente, sobre como é importante cuidá-lo.

Queremos despertar a conscientização, impactar as pessoas da mesma forma que estão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com