TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O quadro social determinado pelas estratificações do sistema capitalista

Por:   •  29/1/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

  1. APRESENTAÇÃO

 

A condição de rua, em que vivem milhares de pessoas ultimamente é um quadro social determinado pelas estratificações do sistema capitalista, no qual uma minoria da população detém a grande parcela das riquezas produzidas. Este sistema causa um alto índice de pessoas em situação de vulnerabilidade social e miséria.

Hoje em dia no Brasil, podemos perceber a existência de um quadro de pobreza e miséria vastamente gritante, quadro este confirmado por dados obtidos através de vários estudos e pesquisas realizadas. Conforme Gomes e Pereira (2005), em um estudo apresentado pelo economista Dedecca, observa-se no Brasil, durante as últimas décadas, um avanço na má distribuição de renda e, portanto um aumento dos níveis de pobreza e desigualdade entre sua população. Esta, por sua vez, resiste cruelmente sob condições que recusam o direito às condições mínimas de dignidade e cidadania.

Segundo Barros citado por Gomes e Pereira (2005), o país encontra-se, nas escalas de estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, entre os países de alta renda e alta pobreza, como um dos primeiros do mundo em desigualdade social. Verifica-se ainda, que a composição social em vigor no país, opera em um modelo econômico que determina crescimento e riqueza para poucos e pobreza e miséria para muitos

 Por isso, a vulnerabilidade social deve ser abrangida e avaliada como uma estrutura multifacetada pelo atravessamento de diversos fatores que impedem o acesso aos bens e serviços, inclusive educação e saúde, ilustrado pelo clássico exemplo da ausência de educação formal.

Nesse sentido a instituição aonde ocorreu meu estagio o CREAS-  O Centro de Referência Especializado de Assistência Social se configura numa unidade pública estatal do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, onde se deve ofertar serviços de orientação, apoio e acompanhamento especializado e continuado a famílias e a indivíduos com direitos violados. Portanto, deve ter a família como foco de suas ações , na perspectiva de potencializar sua capacidade de proteção e a socialização de seus membros , devendo , igualmente , manter articulação permanente com o Sistema de Garantia de Direitos com a rede socioassistencial e com as demais politicas públicas.

A unidade do CREAS é composta pelos seguintes profissionais: coordenadora, assistente social, assessor jurídico, psicóloga, educadora social, assistente administrativo e auxiliar de serviços gerais.

O CREAS tem o objetivo de atender e acolher pessoas em situação de risco social e violação de direitos, tais como: abandono, maus-tratos, violência física e psicológica, abuso e exploração sexual, situação de rua e de trabalho infantil, dentre outras.

Portanto no CREAS tem sido trabalhada a situação dos moradores de rua através de acompanhamento psicossocial, para o fortalecimento da auto-estima e dos laços familiares e também por meio de produção, sistematização de informações, indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social acerca da população em situação de rua. A equipe inclui pessoas em situação de rua no Cadastro Único do Governo Federal para subsidiar a elaboração e implementação de políticas públicas sociais.

        

  1. JUSTIFICATIVA

Este projeto será realizado com objetivo de analisar a situação dos moradores de rua. Esta análise envolve inúmeros aspectos que abrangem e envolve toda a sociedade, como as questões de segurança pública, gestão de governo, assistencialismo, organização de ONG, saúde pública e até mesmo a questão econômica da cidade, pois, numa expectativa realista todos os cidadãos estão imersos no sistema capitalista de governo, mesmos estes que estão em um sistema de vulnerabilidade social, lembrando que eles muitas vezes estão atrelados a alguma atividade econômica. Dentre as atividades está a reciclagem, da qual muitos destes “cidadãos” são participantes, pois entre eles diversos são catadores de papel, alumínio e ferro-velho. Entretanto, até mesmo muitos dos cidadãos de rua vivem apenas de assistências ou esmolas de outras pessoas, e nem por isso deixam de participar do “mundo capitalista”, pois, consomem com o dinheiro que recebem.

Ao conceituarmos cidadão como um indivíduo pertencente a um estado, que goza inteiramente de todos os direitos, brota uma interrogação: pessoas que estão em uma circunstância de vulnerabilidade social, como os “moradores de rua”, gozam de todos os direitos apresentados pelo estado? Esta é uma questão muito importante, que dá razão a este projeto de um olhar amplo sobre a situação deste grupo social em vários ângulos. Nota-se que muitos dos indivíduos que estão neste grupo social não procuram muitas alternativas de saírem da situação na qual se deparam e se adaptam a forma de vida em que estão e muitas vezes esse, digamos assim, “comodismo” é motivado por dependências químicas que vão do álcool a outras substâncias. Mesmo assim, este acontecimento não explica que tais “cidadãos” permaneçam morando na rua e pior, ainda submissos de tais substâncias químicas.

É indispensável, portanto que este projeto olhe de forma ampla sobre este fenômeno social, pois, ele está entrelaçado a inúmeras estruturas sociais.

  1. OBJETIVOS

3.1 GERAL

  • Contextualizar e analisar a situação dos moradores de rua.

        

  1. ESPECIFICOS
  • Realizar uma análise envolvendo inúmeros aspectos que abrangem e abarcam toda a sociedade.
  • Verificar por quais motivos o morador de rua não consegue voltar a ter uma

           vida digna.

  • Efetuar a tabulação dos dados apresentando os resultados.

  1. PUBLICO ALVO

O público alvo deste projeto são indivíduos moradores de rua no município de Remanso –BA.

  1. METAS A ATINGIR

        Através da realização de entrevistas, visitas domiciliares aos familiares e de palestras para sensibilização e melhorias nas relações familiares e comunitárias na situação dos moradores de rua;

  1. METODOLOGIA

A partir da acolhida, reuniões individuais e grupais, palestras, visitas domiciliares e um acompanhamento sistemático de modo a orientar e encaminhar os moradores de rua e os familiares aos serviços necessários, pois percebemos que a cada dia aumenta-se o número de moradores de rua, em conseqüência da desigualdade econômico-social que se revela na estrutura de nossa sociedade. Sendo assim , o papel do Assistente Social diante dessa demanda se  mostra de suma importância no que diz respeito ao conhecimento da realidade desses indivíduos , os fatores socioeconômicos , éticos e culturais, e na articulação necessária com o seu meio familiar e comunitário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (155.4 Kb)   docx (28.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com