TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do serviço social está muito relacionada ao sistema capitalista

Por:   •  2/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.478 Palavras (6 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12][pic 13]

[pic 14]

 

  1. INTRODUÇÃO

A história do serviço social está muito relacionada ao sistema capitalista, e seus inúmeros dilemas, sendo que grande parte deles estão sucintos e entrelaçados a questão social, mitas respostas a problemas pertinentes, ocorridos na sociedade estão relacionados a essa palavra que se tornou um dos pontos de ruptura do serviço social conservador.

Mediante todo o processo histórico do serviço social há que se destacar, a ética profissional, que fermentam a profissão como um todo, o presente trabalho tem por objetivo, mostrar o processo de construção de princípios primordiais, bem como suas repercussões nos diferentes momentos e na atualidade, bem como os avanços alcançados e sua relação com o momento.

Vale ressaltar que o Brasil, vem passando por um processo de formação, no qual as classes sociais não são relativamente independentes, sendo que a urbanização vem proporcionando a base material para o desenvolvimento. São evidentes as individualidades políticas, sendo contraditória e conflitante a teoria politica atual.

  1. DESENVOLVIMENTO


                            Para desenvolver este trabalho partimos do conceito de que a ética baseia-se nos princípios primordiais no que tange o modo de agir de cada ser em seu cotidiano, p
ois não é possível denotar os Códigos de Ética inerentes ao serviço social, sem falar sobre duas palavras chaves, ética e moral, sendo que apesar de terem praticamente o mesmo significado, a moral se consolida na vida prática, no cotidiano, no dia-a-dia, já a ética se manifesta mais como teoria da reflexão. Ethos, ética em grego, designa amorada humana, portanto tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda. Moral do latim more designa os costumes e as tradições, estando ligado as especificardes de cada povo.

Sendo assim a prática da ética ligada diretamente aos princípios humanos, sociais, religiosos, políticos, profissionais, culturais, entre outros. Estes princípios humanos são estabelecidos na sociedade pelos valores morais que se tornam determinantes nas práticas que envolvem a ética. Porém, pelo modo como a sociedade se desenvolve e se apresenta, fica nítida a inversão de alguns valores que causam certo desconforto perante alguns dos princípios tornando-os contraditórios nas atitudes cotidianas dos indivíduos.

Os estudos que permeiam a ética estão de modo específico voltado ao comportamento do ser humano, como ser social em sua interação com o meio, afetando e sendo afetado de maneira negativa e positiva em suas relações.

A dinâmica social gera conflitos e desafios que influenciam de maneira significativa no comportamento entre os indivíduos que irão refletir na sociedade.

O ser humano age de acordo com suas crenças, seus valores morais, sua cultura. Porém, ocorre nestas questões conflitantes, com freqüência, uma inversão de valores que contradizem as questões éticas nos comportamentos violentos e agressivos que surgem em decorrência dos fatos sociais que atingem a maioria da população. Em muitos casos as manifestações populares iniciam em busca de direitos do cidadão, em sua maioria fogem ao controle e acabam, em alguns casos, perdendo o foco, tornando-se atos de vandalismo e conflitos entre grupos. Isto se dá, pela influência que um ser exerce sobre o outro, pela subjetividade, individualidade e quando os interesses pessoais são colocados acima dos interesses coletivos, reflexo de uma sociedade capitalista que instiga a competitividade dos lucros incessantes e a sede pelo poder.    

A ética na sociedade tem sido tão injusta e excludente tem se tornado praticamente inexistente, a sociedade brasileira encontra-se num colapso entre a ética, a moral e os demais valores, que deveriam se fazer presentes. Em nossa vida em sociedade há muitos anseios, a serem encarados. 

Porém, o que vemos na realidade é algo muito diferente, a maioria dos políticos, usam o poder que lhe é conferido, em benefício próprio e invés de defender o direito da população, acabam 34defendendo seus próprios interesses, como evidencia uma das charges, o político tenta a qualquer custo, cortar a fita, com o intuito único e exclusivo de se passar como o benfeitor, o bonzinho, não estando nem aí para a população que o elegeu, é como se o eleitor só fosse lembrado na hora do voto.

Nossa sociedade nos obriga a conviver diariamente, com as individualidades políticas, o egocentrismo parlamentarista, além de uma representatividade invisível, transforma nossa sociedade numa esfera contraditória e excludente, por isso que a noção de coletividade em nosso país, quase que em sua totalidade é inexistente.

Outra questão a ser exposta, é o fato de que em sua grande totalidade, as leis vêm prontas, os rumos da economia são tomados dentro dos gabinetes e nos apresentados como solução, quase nada é discutido publicamente, é importante nos darmos conta de que as possibilidades de mudança são maiores quando a sociedade se organiza e participa ativamente da política, é da indiferença dos indivíduos, que nasce a política autoritária, a corrupção e mais uma enorme gana de problemas e formas de desmando.

A realidade brasileira é muito cruel, e encará-la tal qual ela realmente é não é tarefa fácil, os problemas sociais, parecem se multiplicar a cada dia, sendo a corrupção, o desemprego, a violência, a educação de má qualidade, o racismo e os problemas habitacionais, entre outros, são pontos conflituosos que norteiam e ao mesmo tempo deixa perplexa grande parte da população brasileira, principalmente a grande massa populacional.

Além disso, o número de assaltos, homicídios, sequestros, parecem se multiplicar a cada dia, é evidente a falta de políticas sociais, que invistam na população mais carente, pois se invés de estarem nas ruas, se grande parte das crianças carentes estivessem estudando e nas horas vagas se ocupassem com algum curso de profissionalização e atividades recreativas, tais como esporte e lazer, com certeza o número de bandidos seria bem menor, falta investimento no cidadão em si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (140.3 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com