TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O serviço social é uma profissão legitimada socialmente – isso significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O serviço social originou-se dentro da Igreja Católica com a visão em ajudar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Onde a grande classe econômica só servia aos que tinham uma classe mais alta na sociedade. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico, tento assim ajudar aqueles que tinham uma classe econômica muito mais baixa.

Em 1930 foi o surgimento do serviço social no Brasil, no mesmo ano que se encadeou no nosso país as indústrias e a urbanização, nas décadas de 40 e 50, viram a importância do surgimento do serviço social, houve assim um grande reconhecimento que fizeram regulamentar a primeira lei no Brasil, dando assim uma maior garantia ao profissional do serviço social.

A profissão de serviço social passou por grandes mudanças com o passar do tempo e houve uma nova regulamentação no ano de 2013 a lei 8662, com isso o serviço social instituiu um novo código de ética, fazendo o comprometimento com a democracia e seu povo.

2. O que trabalha o Serviço Social:

O Serviço Social trabalha com o indivíduo buscando garantir os direitos básicos como: saúde, habitação, esporte, alimentação, lazer, cultura e cidadania.

O profissional pode trabalhar em grupos, individualmente, em comunidades ou organizações a fim de desenvolver a participação dos indivíduos desenvolvendo sua autonomia e melhorando sua qualidade de vida.

O Assistente Social tem como metas preservar, efetivar e ampliar os direitos sociais. Elabora, executa, avalia planos, projetos e pesquisas políticas e vários programas sociais.

Faz parte também do Serviço Social o gerenciamento de órgãos e programas, prestação de assessoria e órgãos públicos, privados e movimentos sociais, além de orientação a população quanto à defesa de seus direitos.

Dentre os princípios de trabalho do Serviço Social estão:

- Cada caso gera uma pesquisa relatada para uma comissão que decidirá a melhor forma de agir.

- Não se dará ajuda temporária, mas prolongada até que o individuo volte as suas condições normais.

- O assistido será o próprio agente da sua readaptação e serão solicitadas ajudas as instituições adequadas.

É dever do Serviço Social a consolidação da cidadania, defesa da real democracia e principalmente o posicionamento a favor da equidade e justiça social que assegura ao assistido o acesso aos bens e serviços sociais.

A profissão de um Assistente Social tem como maior objetivo construir a ordem social, política e econômica menos desigual para a população.

“... a questão social é a aporia das sociedades modernas que põe em foco a disjunção, sempre renovada, entre a lógica do mercado e a dinâmica societária, entre a exigência ética dos direitos e os imperativos de eficácia da economia, entre a ordem legal que promete igualdade e a realidade das desigualdades e exclusões tramada na dinâmica das relações de poder e dominação”. TELES, (1996, p. 85)

Enfim trabalha na distribuição dos direitos do cidadão, como facilitadores dos exercícios dos direitos que muitas vezes o Estado faz questão de complicar e mostrar como favores.

3. Qual objetivo trabalha o Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com