TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OQUE É FISICA E QUIMICA

Dissertações: OQUE É FISICA E QUIMICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 2

A Físico-Química é a ciência que nos proporciona instrumentos para interpretar e dominar os fenômenos naturais. Na base dessa ciência encontram-se os princípios fundamentais da termodinâmica, classicamente ensinados a partir do comportamento dos sistemas macroscópicos.Ela também compreende a física, sendo a disciplina que estuda as propriedades físicas e químicas da matéria, através da combinação de duas ciências: a física, onde se destacam áreas como a termodinâmica e a mecânica quântica, e a química. Suas funções variam desde interpretações das escalas moleculares até observações de fenômenos macroscópicos . Fenômeno físico.

Se o fenômeno não modifica a composição da matéria, dizemos que ocorre um fenômeno físico.

No fenômeno físico a composição da matéria é preservada, ou seja, permanece a mesma antes e depois da ocorrência do fenômeno.

Exemplos de fenômenos físicos são:

• Um papel que é rasgado quando submetido a uma força.

• Um ímã que atrai a limalha de ferro devido á força magnética.

• O gelo que derrete se transformando em água liquida ao absorver calor do meio.

• Um bloco de cobre que é transformado em tubos, chapas e fios.

Obs: Em geral, os fenômenos físicos são reversíveis, ou seja, a matéria retorna a sua forma original após a ocorrência do fenômeno. Mas nem sempre é assim. Quando rasgamos um papel, por exemplo, os pedaços picados continuam sendo de papel, portando temos um fenômeno físico, porém, não podemos obter novamente o papel original e intacto apenas juntando os pedaços picados, o que nos leva a concluir que, em certos aspectos, os fenômenos físicos podem ser irreversíveis.

Fenômeno químico.

Se o fenômeno modifica a composição da matéria, ou seja, a matéria se transforma de modo a alterar completamente sua composição deixando de ser o que era para ser algo diferente, dizemos que ocorreu um fenômeno químico.

No fenômeno químico, a composição da matéria é alterada, sua composição antes de ocorrer o fenômeno é totalmente diferente da que resulta no final.

Exemplos de fenômenos químicos são:

• Um papel que é queimado.

• Uma palhinha de aço que enferruja.

• O vinho que é transformado em vinagre pela ação da bactéria Acetobacter aceti.

• O leite que é transformado em coalhada pela a ação dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus themophilus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com