TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORÇAMENTO FLEXÍVEL

Seminário: ORÇAMENTO FLEXÍVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  Seminário  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 10

ORÇAMENTO FLEXÍVEL.

É um tipo de orçamento que oferece informações detalhadas de custo em quaisquer dos niveis de atividade. Em contrapartida ao orçamento estático, o flexível possui uma maior maliabilidade em relação aos níveis de planejamento, admitindo uma relação individualizada mão de obra X produção. Para termos um orçamento flexível mais detalhado é necessário uma maior participação dos membros da organização, tendo assim uma informação mais detalhada naquele nível de pesquisa. A grande vantagem deste tipo, é trazer à um gerente por exemplo informações detalhadas de que em determinado nivel o valor estimado de custo é um e outro em um nível diferente.

.

Estipula que a apuração do resultado do período deve conter as Receitas e despesas, sempre simultaneamente quando se correlacionarem (Princípio da Confrontação das Despesas com as Receitas), independentemente de recebimento ou pagamento. Prevalece sempre o período em que ocorreram.

REGIMES DE APURAÇÃO:

É o meio de orientar e registrar os fatos patrimoniais, são os regimes contábeis. Serão abordados dois tipos de Regimes: Caixa e Competência.

REGIME DE CAIXA.

O regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas.

É totalmente o oposto ao regime de competência, pois considera as entradas e saídas como “gatilho” para o registro contábil da transação. Trata-se de um sistema utilizado em microempresas ou somente com objetivo comercial.

REGIME DE COMPETÊNCIA

Como dito no regime de caixa são opostos, sendo que no de competência leva-se em conta o período em que o fato foi gerado, independentemento do efetivo recebimento ou pagamento das despesas.

Um dos seus principais benefícios é a possível previsão do futuro contábil da entidade.

Exemplo mais que corriqueiro seria uma compra a prazo no mês de Dezembro, sendo que será paga em Janeiro do outro ano. A mesma estará constando nos registros do mês de Dezembro.

No Brasil foi adotado a diretriz que se escolhe o regime de caixa ou competência e ele deve ser seguido por todo o ano, não sendo autorizado mudar durante o ano base.

Tabela complementar de conceito e aplicação dos dois regimes retirada da internet:

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES

Pessoas Jurídicas submetidas à tributação com base no lucro real devem realizar o levantamento e a avaliação dos estoques existentes, essa ação deve abranger os seguintes estoques:

a)Matérias primas, materiais auxiliares e produtos acabados e em elaboraçao, nas empresas industriais;

b)Mercadorias para revendas, nos esbelecimentos comerciais;

c)Outros bens existentes em almoxarifado, em qualquer empresa.

A Contabilidade de Custos tem a avaliação de estoques como uma de suas primeiras aplicações gerenciais. Para resolver os problemas de avaliação de estoques foram criados procedimentos típicos de análise e apuração de custos.

O princípio que inclue os custos materias, além do preço, todos os custos decorrentes da compra e eventuais descontos e bonificações recebidas sejam deduzidas é chamado como Principio contábil de custo de aquisição.

Para um determinado período de contábil deve-se ser escolhido corretamento o método de avaliaçao certo pois ele afetará o total do lucro a ser reportado. Se não forem alterados os fatores é normal que o lucro é proporcional ao estoque final avaliado, temos como métodos mais comuns o PEPS, UEPS E O CUSTO MÉDIO PONDERADO.

PEPS

Sendo esse o critério adotado, a saída do custo é feita da seguinte maneira: o primeiro que entra é o primeiro que sai (PEPS). Sendo efetuadas as primeiras vendas, deve-se ir dando baixa nos estoques com a realização das primeiras compras, ou seja, o raciocínio de vender/comprar sempre as primeiras unidades produzidas.

Com esse procedimento, o estoque é composto pelos mais recentes preços pagos monstrando, dessa forma que há uma relação significativa com o preço de reposição.

Alguns contadores são contrários ao método pois são confrontados as saídas com os custos mais antigos, gerando uma flutuação de preços muito significativa ao resultado. O obejto do método é o resultado(lucro).

Este método é muito eficaz aos materias que são sujeitos a decomposição ou deterioração com o tempo, pois o PEPS é o primeiro a entra e o primeiro a sair. São vantagen do método:

Os itens usados são retirados do estoque e a baixa é dada dos controles de maneira lógica e sistemática;

O resultado obtido espelha o custo real dos itens específicos usados nas saídas;

Tabela de exemplificação retirada da internet:

UEPS

É um método de avaliar o estoque, também chamado de LIFO(last-in first-out), muito discutido. O custo do estoque é obtido como se as ultimas unidades adcionadas ao estoque fossem as primeiras a serem vendidas. Disso conclui-se que o estoque é composto das unidades mais antigas e é avaliado o custo das mesmas.

No UEPS, o custo dos artigos vendidos(saídas) possui uma tendência a reflectir no custo dos artigos comprados mais recentemente(comprados ou produzidos) e com isso também permite reduzir os lucros líquidos expostos.

Este método, geralmente, não chega ao seu objetivo, pois ele debita contra as receitas os custos mais recentes das compras e não o custo tido com a reposição total dos artigos utilizado. Um exemplo é uma empresa que lida com produtos de validade determinada, a mesma teria sérios prejuízos, pois o UEPS segue a idéia de comercializar primeiro os produtos com menos tempo em estoque, ou seja, provavelmente os produtos mais antigos já teriam seu prazo de validade expirado.

Vantagens do método:

Procura determinar se a empresa apurou ou não de forma correcta os seus custos correntes, face à sua receita corrente. De acordo com o este método, o estoque é avaliado em termos do nível de preço da época em que o UEPS foi introduzido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com