TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS COSTRASTES DAS RELIDADES BRASILEIRAS

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.282 Palavras (6 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JOSÉ CARLOS DE SOUZA

MARIA CRISTINA SANTOS

CARLA LIMA

FABIANA CERQUEIRA

ANA PAULA BISPO

OS COSTRASTES DAS RELIDADES BRASILEIRAS

[pic 2]

ILHÉUS

 2011

JOSÉ CARLOS DE SOUZA

MARIA CRISTINA SANTOS

CARLA LIMA

FABIANA CERQUEIRA

ANA PAULA BISPO

OS COSTRASTES DAS RELIDADES BRASILEIRAS

Trabalho de graduação em Serviço Social: 1° semestre apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, módulo I das disciplinas: Estado, Questão Social, Políticas Públicas, Direitos e Seguridade Social.

                                                                       Orientadoras: Prof. Gleiton Lima

                         Profª Giane Albiazzetti

                         Profª Rosane Malvezzi

                         Profª Lisneia Rampazzo

ILHÉUS

2011

INTRODUÇÃO

Estudar ou falar sobre as diferentes realidades de um país implica em analisar minuciosamente os aspectos culturais, sociais e econômicos. As desigualdades sociais e as injustiças são questões que intrigam e que fizeram muitos estudiosos se debruçarem sobre esse assunto, buscando respostas para seus questionamentos; não as encontrando por completo, pois as lutas sociais e de classe são diárias. A luta por interesses próprios é uma questão inacabada, e por isso é necessário para entendermos e interferirmos nos problemas presentes, uma análise e estudo do passado. Nesse referido trabalho, analisaremos o filme “Central do Brasil” que nos fará refletir sobre os contrastes sociais entendendo que eles são reflexos e conseqüências do capitalismo e da má distribuição de renda.

DESENVOLVIMENTO

             O estudo do homem e da sociedade se faz necessário para entendermos os acontecimentos cotidianos, fazemos parte de uma sociedade com costumes e práticas específicas. Necessário se faz conhecermos e estudarmos outras sociedades para observarmos que os costumes e práticas são outros, mas que precisam ser respeitados. No estudo antropológico, o homem é um ser ativo e capaz de se apropriar da natureza para garantir a sua sobrevivência e transformá-la se necessário para suprir suas necessidades e interesses.

Também é necessário entender o ser humano em sua totalidade, sabendo que ele traz consigo diversidades biológicas, sociais, e culturais que não devem ser desprezadas, e sim valorizadas.Esse entendimento só acontecerá, se exercitarmos o nosso olhar amplo, relativista e abrangente do grandioso mundo que existe e nos cerca, questionando e perguntando sobre o porquê de determinado comportamento de uma sociedade, e avaliar o quanto as forças externas influenciam nesse comportamento apresentado. É importante destacar os primeiros movimentos sociais que revelavam o descontentamento crescente das classes populares com os dirigentes do nosso país e que tem uma mudança superficial, sem força real, apenas camuflando e maquiando o nosso país através de uma ordem imposta.Essas questões sociais, e por que não dizer, problemas, são derivados da má distribuição de renda e desigualdade social, que vieram como conseqüência do capitalismo, que é um vasto e complexo processo social, econômico, político e cultural. Sabemos que com o capitalismo se estabelece a sociedade de classes e se forma um novo modo de relações sociais, mediatizadas pela posse privada de bens e que esse é o início de todas as tentativas de ruptura da exploração da maioria pela minoria, que só tenta beneficiar-se com o sofrimento da classe desfavorecida.

O maior impacto para a explicação da grande evolução e conseqüências do capitalismo se deu no século XIX com a Revolução Industrial que abalou a estrutura da sociedade, mudando todo o seu contexto. A grande necessidade de mão-de-obra para satisfazer o ritmo de produção exigida por essa nova realidade, faz surgir uma grande população operária nos arredores das fábricas A partir da década de 40, o poder público começou a investir, sistematicamente, em programas de urbanização com a consolidação da industrialização de produtos nacionais, que veio substituir as importações. Esse período foi marcado por um intenso crescimento geográfico e desenvolvimento elevado, que atraía um enorme contingente de migrantes em busca de emprego e da realização do sonho de melhoria de vida. Dora, uma das personagens do filme, é um exemplo vivo da luta pela sobrevivência, optou pela malandragem como meio de vida, situação não tão diferente de alguns brasileiros que procuram meios fáceis de adquirir o seu capital, mesmo que tal ato venha a prejudicar outras pessoas. No nosso município não é difícil depararmos com práticas explicitas de desonestidades, principalmente no meio político e infelizmente na maioria das vezes tudo termina em pizza, raramente o corrupto é punido ou desmascarado, trazendo com essa realidade um certo descrédito de dias melhores à parte justa e trabalhadora. Diferente de Dora observamos em Irene a preservação de valores morais e éticos mesmo em meio a tanta malandragem e busca por interesses próprios, o clima de desonestidade e de pobreza apresentado no decorrer do filme, não foram suficientes para retirar de Irene o seu senso de justiça, pudor e confiança de que o trabalho dignifica e enobrece o homem. Percebemos, portanto no referido filme a presença de diferentes culturas e raças, fruto de migrações de pessoas que abandonaram a sua terra natal em busca de melhoria de vida, pela falta de estrutura e de um trabalho social local que oportunize ao cidadão desenvolver as suas potencialidades tendo clareza de seus direitos. Essa deficiência faz com que sejam impulsionados a buscarem uma vida melhor motivados pela insatisfação e esperança de dias melhores, portanto com a sua falta de qualificação e preparo para o campo de trabalho, passam a viver de forma “escrava”, na maioria das vezes decepcionando-se com iniciativa da mudança, não tendo às vezes condições de retornar a sua terra de origem, necessitando de auxílio para fazê-lo, quando não optam pela vida fácil da marginalidade e drogas que tanto tem corrompido a nossa sociedade.Essa última abordagem é preocupante na nossa região, pois percebemos que muitos indivíduos estão se enveredando pela linha de “dinheiro fácil”, apresentado pelo mundo das drogas, mesmo observando que há um trabalho local sendo realizado e as políticas públicas sendo efetivadas  e executadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (105.6 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com