TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.401 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

______________________________________________________________________

Resumo: O presente artigo trata da abordagem, origem e desenvolvimento da política  social, através de uma visão teórica sobre o Serviço social e sua prática junto as Políticas Sociais. Veremos também que a política esta situada na história da humanidade através de um processo social, concebido por determinações econômicas, culturais e políticas da sociedade. Faremos uma analise sobre o filme Gandhi, as principais questões sociais destacada no filme, e traçaremos um paralelo com a realidade brasileira atual. Analisaremos as questões sociais e o que é feito em prol do bem comum, interpretando os direitos constitucionais dos cidadãos previsto no art.6 da Constituição Federal de 1998.

PALAVRAS-CHAVES: política, profissional do serviço social, políticas sociais, direitos constitucionais e questão social no Brasil.

O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis que designa aquilo que é públicoA política é uma atividade orientada ideologicamente para a tomada de decisões de um grupo para alcançar determinados objetivos. A palavra política diz respeito aquilo que é da cidade, da sociedade ou seja, que é de interesse do homem enquanto cidadão.

O conceito de política segundo o politógos Norberto Bobbio,envolve a ideia de poder. O poder político por sua vez diz respeito ao poder que um homem exerce sobre o outro.

Com o passar do tempo o termo política passou a ser um modo de saber lidar com as coisas da cidade, da sociedade. Fazer política pode estar associado às ações de governo e de administração do Estado ou também a forma como a sociedade civil se relaciona com o próprio Estado. Falar em política enquanto prática humana conduz consequentemente, a se pensar no conceito de poder e suas formas como, poder político, econômico e ideológico.

Segundo Bobbio, os fins da política são tantos quantos forem as metas, a que um grupo organizado se propõe, segundo os tempos e as circunstâncias. O poder político não pode ter a finalidade do poder pelo poder, pois, se assim fosse perderia o sentido.

No exercício de compreensão do conceito política, devemos considerar que na filosofia política moderna, aquilo que é político necessariamente não coincidi com o social, pois ao longo da história, as outras esferas da vida foram se separando do Estado, a exemplo do poder religioso e do poder econômico.

Na visão de alguns estudiosos, a política restringe-se a esfera do Estado, instituição esta responsável pela ordem social, ou seja, o reino das riquezas pertencem ao Estado e o reino de Deus à ordem social.

Porém, o esquema político sofreu uma transformação importante na sequencia da Revolução Francesa, e da constituição dos Estados Unidos, depois das quais foram instaurados regimes com características democráticas, em que a tomada de decisões responde à vontade geral.

Existem múltiplas vertentes das teorias e ideologias políticas, as quais se podem resumir em dois grandes grupos: as políticas de Esquerda (socialismo e comunismo), relacionados principalmente com a igualdade social, e  as políticas de Direita  (liberalismo e conservadorismo), que defendem o direito à propriedade privada e ao mercado livre.

Observamos que a política não deixa indiferente a ninguém no mundo de hoje, se relaciona com todos os setores da sociedade moderna e pode-se dizer que nós, o seres humanos, utilizamos a política em várias de nossas ações diárias. Gestos como  uma jogada de xadrez, que são  utilizados como meio, para conseguir um fim, que geralmente é para beneficio próprio ou para o bem comum.

Podemos afirmar que a política é uma das faculdades mais importantes da sociedade moderna que se guia devido às ações dos políticos, que fabricam leis que servem para reger a sociedade.

Porém, se os políticos governassem para o bem comum da sociedade, não estariam tão desacreditados e consequentemente não permitiriam que o povo se tornasse descrente, tanto em relação ao político, quanto em relação às políticas, que infelizmente favorecem a classe dominante.

O povo se omitiu em relação à política, permite que o “barco navegue à deriva”, não acredita mais em seu poder de ação (do voto), porque não nota mudanças, independente de qual partido político governe sua cidade, seu estado ou seu país, não consegue verificar mudanças duradouras, que tenham bases sólidas, para um caminhar mais seguro, que possa propiciar uma vida digna, mais confortável.

Passando para seus filhos esta desesperança, não acreditam que estes venham a ter uma boa educação, e se formem bons profissionais, com bons salários. A única certeza que carregam, é  que a pobreza continuará de geração em geração, levando estes jovens a buscarem caminhos ilícitos para conseguirem os objetos que desejam, já que vivemos numa fase de consumismo desenfreado, onde as pessoas não raciocinam quanto a necessidade ou não, das coisas.

Estas discrepâncias econômicas que existem entre as classes sociais, são causadoras de problemas graves na sociedade, gerando todo tipo de preocupação para os assistentes sociais. Atingem primeiramente as famílias, que são praticamente obrigadas a buscarem moradias em favelas, devido ao alto custo das moradias, nestes locais passam a conviver com todo tipo de pessoas, trabalhadores, desempregados, dependentes químicos de todo tipo e o pior deles, os traficantes, estes que trazem desde a opressão moral até a  violência  e física.

A política na visão do profissional do serviço social tem o objetivo de direcionar e respaldar as atividades dos profissionais. O assistente social apresenta a sociedade, a política  como uma ferramenta usada para aumentar o poder de decisão do indivíduo, diante do papel que ele desempenha na sociedade , além de despertar o sentimento de importância para aquela  comunidade a qual faz parte. 
Analisando a política no contexto da área de atuação do profissional do serviço social, percebemos que toda política surge de uma necessidade de um problema concreto. Cabe ao assistente social  elaborar um plano de ação, onde é fundamental  a utilização da política para a solução de problemas de modo que as ideias sejam transformadas em ações.

O desenvolvimento das políticas sociais são pensados e planejados de acordo com as necessidades básicas dos cidadãos brasileiros e articulados com as diversas áreas tais como: econômica (emprego e geração de renda), educação (capacitação formal) saúde (prevenção e tratamento igual para todos), Saneamento Básico (garantia de saúde), moradia digna para as pessoas de baixa renda ou nas áreas de risco, o desenvolvimento  de uma  educação continuada, a qualidade de vida e a saúde dos indivíduos, com eficiência e responsabilidade, observando a legislação em vigor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (143.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com