TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.445 Palavras (18 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNI – ANHANGUERA CENTRO UNIVERSITARIO DE GOIÁS

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

                                                                                                                                                                   

                                                                                                                                                                       ALUNOS: JOAO R. N. PONCIANO RA 375145

MARCOS DO N. PONCIANO RA 373990

                                                                         Prof.: Edilene Garcia

                                                                                                                                                     Tutora: Valdimara C. Barros

                                                                                                                                             

                                                                                                     

Catalão Goiás

2013

SERVIÇO SOCIAL

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS

                                                                                                                                                                   

                                                                                                                                                                          ALUNOS: JOAO R. N. PONCIANO RA 375145

MARCOS DO N. PONCIANO RA 373990

                                                                          Prof.: Edilene Garcia

                                                                                                                                                      Tutora: Valdimara C. Barros

                                                                                                     

Catalão Goiás

2013

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apontar, dentro da área de políticas publicas, a ação do assistente social, que é um profissional que trabalha intimamente com a questão social. Os espaços profissionais do assistente social situam-se nas áreas das políticas sociais públicas e privadas, ou seja, o assistente social é requisitado para o planejamento, a gestão e a execução de políticas, programas, projetos e serviços sociais. Atuam prioritariamente no tripé Assistência, Saúde e Previdência que compõem a Seguridade Social. Está presente também em ações relacionadas às políticas direcionadas aos segmentos populacionais: criança, adolescente, idoso, mulher, negro e índio.

Origem da palavra política e suas definições:

A palavra política tem suas raízes na Grécia antiga, em grego seria ta politika, palavra originada de polis que por sua vez quer dizer cidade, entendida como a comunidade organizada, formada pelos cidadãos, Politika, então, são os negócios públicos dirigidos pelos cidadãos. A política foi inventada pelos  para que os homens  pudessem expressar suas diferenças e conflitos sem transformá-los em guerra total, em uso da força e extermínio recíproco. Ela também foi inventada para que a sociedade, internamente dividida, discutisse e decidisse em comum para aprovar ou rejeitar as ações que dizem respeito a todos os seus membros.

Os filósofos gregos e romanos viam à política como um valor e não como um simples fato, considerando a existência política como finalidade superior da vida humana, como a vida boa, entendida como racional, feliz e justa, própria dos homens livres. A política e a filosofia nasceram na mesma época. Muito dos primeiros filósofos foram chefes e legisladores. Para os gregos, a finalidade da vida política era a justiça na comunidade.

Existem vários usos para a palavra política, alguns consideram  política uma atividade própria de certas pessoas encarregadas de fazê-la – os políticos-, e outros consideram a política um interesse e mesmo uma obrigação de todos. Normalmente usamos a palavra política para significar uma atividade específica, geralmente o governo, realizada por certo tipo de profissional, ou seja, o político, ou para significar uma ação coletiva. Outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados”. (Eckardt – Fundamentos de la Política, pág. 14).  Atualmente, a maioria dos tratadistas e escritores se divide em duas correntes. Para uns, política é a ciência do Estado. Para outros, é a ciência do poder.

 Em linhas gerais Política diz respeito a tudo quando envolva relações de poder ou a tudo quanto envolva organização e administração de grupos. Com o desenvolvimento  das atividades confiadas aos governos, sob a forma do Estado desenvolveu uma ampliação do campo das atividades políticas, que começaram a abranger questões de cunho administrativas e organizacionais, decisões econômicas e serviços sociais. Com este aumento de atribuições em relação à palavra política, esta por sua vez passou a referir-se a toda modalidade de direção de grupos sociais que envolva poder, administração e organização.

Política para o assistente social

O serviço social teve suas origens dentro da Igreja Católica e visava preparar a grande massa operária para a o capitalismo industrial, período este chamado de “conservador”. Dessa forma, o objetivo era preparar essa população para sistema sócio – econômico – político da época. No Brasil, o Serviço Social nasceu por volta de 1930, como afirma Olema Pellizzer:
 “O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica”. Nessa década, o Brasil vivia um processo incipiente de industrialização de importações, num contexto de capitalismo dependente e agroexportador. No período de 1930 a 1935, o governo brasileiro sofre pressões da classe trabalhadora, que é então controlada através da criação de organismos normatizadores e disciplinares das relações de trabalho, em especial através do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (156 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com