TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MEIOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

Por:   •  8/10/2020  •  Projeto de pesquisa  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO DE DIREITO

DISCIPLINA: MEIOS ADEQUADOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS

DOCENTE: JULIANA GUANAES

DISCENTE: JAMILE SANTOS BRITO        

Relatório “Semana da Responsabilidade Social”

As palestras que compuseram a “Semana da Responsabilidade Social” trouxe à tona temáticas que por vezes são “esquecidas” no nosso quotidiano. Compliance, governança corporativa e responsabilidade social dos gestores empresariais, Lei Geral de Proteção de dados e responsabilidade social das empresas e Responsabilidade social da publicidade na relação de consumo: uma análise do filme “Amor por Contrato” foram os assuntos abordados com maestria pelos facilitadores, Vanessa Ferreira, Leonardo Susart e Josinaldo Leal respectivamente.

Em suma, ao tratarmos do termo Compliance analisamos a sua recente expansão em empresas, principalmente as ligadas a administração pública, a qual vem trazendo benefícios no que tange a sua preservação e responsabilidade social. A presença da (o) advogada (o) especializado em compliance em uma empresa passa a garantir que os envolvidos com a mesma estejam em conformidade com a legislação aplicada, de forma que futuramente não gere nenhum ônus para ambas as partes. Sendo assim a aquisição dos programas de Compliance na gestão de empresas nos leva para um outro tema, a proteção de dados.

A Lei Geral de Proteção de Dados preconiza a proteção dos dados pessoais, no que se refere a obtenção e tratamento de informações de todas as pessoas naturais no território nacional. O Compliance e a proteção de dados se correlacionam a partir do momento que as empresas tem que “prestar contas” aos indivíduos os quais ofertam seus serviços, de modo que se estabeleça a transparência, ética e a confiabilidade.

Para elucidar o conteúdo abordado, buscou-se apoio na ficção trazida pelo filme “Amor por contrato”. A trama é sobre uma família tradicional, formada pelo casal Kate e Jones e os filhos Nick e Jenn que passam uma imagem de família perfeita, feliz e bem-sucedida, no entanto toda combinação é pautada na relação de consumo a partir do momento que a família artificial transmite um estilo de vida a ser consumido por aqueles que estão a sua volta, a cerca disso podemos chamar de marketing oculto ou merchandising.

Os conceitos supracitados foram explanados pelo facilitador Josinaldo Leal o qual nos chamou atenção para o que vivenciamos na vida real. Influenciadores digitais, atores, cantores, jogadores, apresentadores entre outros, diariamente em suas redes sociais comercializam produtos de forma indireta, afirmando suas satisfações com determinada marca ou produto atraindo compradores de todos os gêneros. Ainda assim, podemos mencionar os canais televisivos com suas telenovelas e programas no qual são exibidos artigos esportivos, carros, produtos para o cuidado com a pele e cabelo, bebidas entre outras categorias que os consumidores naturalizam a pratica publicitaria.

No filme a pratica do marketing oculto ou merchandising é realizada a todo momento pelos atores envolvidos, de forma que os vendedores fazem propaganda do que consomem tornando está relação abusiva, enganosa e imoral. Destarte, a psicologia do consumo destacada em um momento da palestra nos faz refletir o modo que adquirimos determinados produtos e quando não temos poder aquisitivo para fazê-lo as consequências podem ser irreversíveis, como é o caso do amigo de Jones, que comete o suicídio por não poder ter o estilo de vida superior ou similar do mesmo.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com