TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade

Projeto de pesquisa: Obesidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.781 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1. INTRODUÇÃO 3

2. O QUE É A OBESIDADE? 4

3. O QUE CAUSA A OBESIDADE? 4

4. QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO? 5

5. QUAIS OS TIPOS DE OBESIDADE? 6

6. QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA OBESIDADE? 9

7. COMO TRATAR A OBESIDADE? 10

8. COMO PREVINIR A OBESIDADE? 11

9. CALCULAR O IMC 12

10. PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE 12

11. CONCLUSÃO 14

Referencias 15

1. INTRODUÇÃO

No âmbito do curso de Enfermagem da Universidade Paulista (UNIP) de Brasília foi instituída a elaboração do presente trabalho, que tem como tema “Obesidade”. O respectivo trabalho está contextualizado na disciplina de Nutrição Aplicada a Saúde do segundo semestre.

A obesidade não é apenas um problema estético, é um perigo constante para a saúde. Todos os anos ocorrem milhares de mortes devido á obesidade.

Existem inúmeros problemas médicos relacionados com a obesidade, como é o caso dos diabetes tipo 2, as doenças ao nível do coração, pressão alta e até mesmo a ocorrência de enfartes. Obesidade está também relacionada a taxas elevadas de casos de cancro diversos.

No sexo masculino obeso existe uma maior probabilidade da ocorrência de uma morte causada pelo cancro do reto ou próstata. Enquanto no sexo feminino obeso existe uma maior probabilidade de morte causada pelo cancro da mama, útero ou ovários.

1. O QUE É A OBESIDADE?

A obesidade é uma doença relacionada com o excesso de gordura acumulada no corpo humano podendo afetar gravemente a saúde. Este excesso de gordura provém de consecutivos balanços energéticos positivos, ou seja, a quantidade de energia consumida é superior á quantidade de energia dispendida. A obesidade é uma doença que predomina nos países desenvolvidos, atingindo tanto o sexo masculino como o feminino, em qualquer idade, e reduz a qualidade de vida tendo elevadas taxas de mobilidade e mortalidade. É uma doença que acarreta inúmeras consequências para a saúde.

2. O QUE CAUSA A OBESIDADE?

Obesidade está relacionada com a escassez de exercício físico por parte dos indivíduos e ainda devido às facilidades do dia de hoje, como por exemplo, carros, elevadores, escadas rolantes, que contribuem de uma forma negativa para a saúde dos indivíduos, causando um aumento de peso.

Cada vez mais o ser humano tem menos tempo para si, ou seja, tem uma vida mais ocupada e stressada, o que faz com que se recorra a “fast-foods”- comidas com excessivas calorias, mas de fácil obtenção. Este tipo de alimentação que veio substituir a tradicional alimentação caseira e saudável provoca um aumento do número de pessoas com excesso de peso a nível mundial, sendo comprovado por estatísticas que a obesidade nos últimos anos tem vindo a aumentar, ultrapassando a população subnutrida. Os fatores que determinam a obesidade são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental. Uma dieta hiperenergética, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, acompanhada de uma vida sedentária, leva a uma acumulação em excesso de massa gorda.

Algumas provas científicas indicam haver uma tendência genética que determina, em certos indivíduos, uma elevada acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de energia ingerida e/ou à diminuição da atividade física.

3. QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?

 Vida sedentária - quanto maior o tempo dispendido para a televisão jogos electrónicos ou jogos de computador, maior a prevalência de obesidade;

 Zona de residência urbana - quanto mais urbanizada é a zona de residência maior é a prevalência de obesidade;

 Grau de informação dos pais - quanto menor o grau de informação dos pais, maior a prevalência de obesidade;

 Fatores genéticos - a presença de genes envolvidos no aumento do peso aumenta a susceptibilidade ao risco para desenvolver obesidade, quando o indivíduo é exposto a condições ambientais favorecedoras, o que significa que a obesidade tem tendência familiar;

 Gravidez e menopausa - podem contribuir para o aumento do armazenamento da gordura na mulher com excesso de peso.

4. QUAIS OS TIPOS DE OBESIDADE?

 Obesidade andróide, abdominal ou visceral - este tipo de Obesidade é mais frequente no sexo masculino obeso, e ocorre quando o tecido adiposo se acumula na metade superior do corpo, sobretudo no abdómen. A obesidade visceral está associada a complicações a nível metabólico, como os diabetes tipo 2, as doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, a doença coronária e a doença vascular cerebral, bem como à síndrome do ovário policístico e à disfunção endotelial (ou seja deterioração do revestimento interior dos vasos sanguíneos). Associa-se a obesidade a estas doenças dependendo da gordura intra-abdominal não da gordura total do corpo. O tratamento desta doença pode ser feito com uma dieta equilibrada, exercícios físicos, mudança de comportamento e por vezes recorrendo a remédios para emagrecer. Por vezes também se recorre a cirurgia para reduzir o tamanho do estômago.

 Obesidade do tipo ginóide - este tipo de obesidade é mais frequente no sexo feminino, e ocorre quando a gordura se distribui, principalmente, na metade inferior do corpo, mais propriamente na região glútea e coxas. O tratamento desta doença pode ser feito através de uma dieta equilibrada, exercício físico, remédios para emagrecer, quando necessário, e cirurgia para reduzir o tamanho do estômago.

 Obesidade genética - este tipo de obesidade atinge apenas de 2% a 4% da população, ou talvez até

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com