TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas Surpesonicas

Resenha: Ondas Surpesonicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Resenha  •  239 Palavras (1 Páginas)  •  138 Visualizações

Ondas que se propagam no seio de um meio são designadas ondas materiais; exemplos: ondas sísmicas P e S; ondas acústicas. Ondas a propagar-se na superfície entre dois fluidos são designadas de ondas de superfície.

Ondas de superfície que se propagam na interface entre duas camadas do mesmo fluido, com densidades diferentes, designam-se ondas internas.

Ondas causadas por forças perturbadoras periódicas, como a maré induzida pela atracção gravitacional do Sol e da Lua, têm períodos coincidentes com os dessas forças. Outras ondas são causadas por perturbações não-periódicas. Existem duas forças restauradoras que mantêm a progressão das ondas de superfície:

força gravitacional exercida pela Terra;

tensão superficial.

Para ondas com comprimento de onda inferior a 1,7cm a principal força restauradora é a tensão superficial – são as ondas capilares.

No caso de ondas com comprimento de onda superior a 1,7cm a principal força restauradora é a força da gravidade – são as ondas superficiais gravíticas.

As ondas superficiais gravíticas representam um fenómeno de interacção entre o oceano e a atmosfera e são geradas directamente pelo vento.

A propagação de ondas na superfície do mar corresponde a uma sucessão de cristas, os pontos mais elevados da superfície, e de cavas, as depressões da superfície.

Consideram-se dois tipos de ondas superficiais gravíticas:

Vagas (“wind waves”) - ondas geradas por ventos locais, desordenadas e de pequena amplitude.

Ondulação (“swell”) - ondas de maior amplitude, geradas a grandes distâncias, da ordem de milhares de quilómetros, e com uma forma mais regular.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com