TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Operações de mediação

Seminário: Operações de mediação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Seminário  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

Empréstimo

Depois de captado o recurso, o banco tem nesse momento que “trabalhar” com o dinheiro para conseguir remunerar o dinheiro angariado, ter lucro, e realizar a uma boa gestão do empréstimo para não ter muita inadimplência.

Existem como na captação muitos produtos disponíveis na mesa de empréstimo que se diferenciam pelas taxas, prazos, garantias, entre outras formas regulamentadas pelo Banco Central.

Vamos conhecer alguns produtos de empréstimos:

Hot Money: É o empréstimo de curtíssimo prazo, normalmente por um dia, ou um pouco mais, no máximo por dez dias [...];

Contas Garantidas/ Cheques Especiais: Abre-se uma conta de crédito (conta garantida) com um valor-limite que normalmente é movimentada diretamente pelos cheques emitidos pelo cliente, desde que não haja saldo disponível, na conta corrente de movimentação. À medida que nesta última, existam valores disponíveis, estes são transferidos de volta, para cobrir o saldo devedor da conta garantida [...];

Desconto de Títulos: É o adiantamento de recursos as clientes, feito pelo banco, sobre valores referenciados em duplicatas de cobrança ou notas promissória, para antecipar o fluxo de caixa do cliente [...];

Vendor Finance: É uma operação de financiamento de vendas baseada no principio da cessão de crédito, que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista [...];

Crédito Direto ao Consumidor: É o financiamento concedido por uma financeira para aquisição de bens e serviços por seus clientes. Sua maior utilização é normalmente, para a aquisição de veículos e eletrodomésticos [...];

Como nas operações de captação, a mesa de empréstimos possuem outros produtos que podem se adaptar a uma necessidade especifica do cliente, o ideal é estar se atualizando constantemente.

Operações de Intermediação

É o conjunto de operações em que as instituições financeiras assumem o papel de intermediadoras ou gerenciadoras de uma determinada operação, cobrando uma comissão pelos serviços prestados.

Exemplificando sem se tratar de um banco, é um processo financeiro que principalmente as grandes empresas do mercado de crédito, em vez de captar recursos dos bancos - um intermediário que repassa recursos tomados junto ao público - passam a acessar diretamente os investidores, via o mercado de capitais.

Operações de Captação Externa

Para finalizar os produtos do Mercado Bancário, as operações de captação externa não poderiam ficar de fora. Antigamente, as captações externas eram realizadas por meios de empréstimos e financiamentos regulamentados pelo Banco Central.

Através da Lei 4.131, da Resolução 3.844 e com o objetivo de aumentar o fluxo externo de dinheiro nos países, acrescentou a forma de emissão de títulos de dívida no exterior.

MERCADO DE CAPITAIS

O Mercado de Capitais tem suas atividades fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com