TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é Gestão De Projetos

Ensaios: Oque é Gestão De Projetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

Falamos bastante aqui no blog sobre as melhores práticas em gerenciamento de projetos, oferecemos dicas e orientamos diversas maneiras de extrair o melhor desempenho de sua equipe para, assim, levar os melhores resultados a seus clientes.

No entanto, é comum me perguntarem o que é a gestão de projetos e para que ela serve. É fato que virou moda no Brasil falar em gestão de projetos, gerenciamento de projetos, administração de projetos e outros termos afins. Mas poucos sabem do que se trata, efetivamente.

Então vamos partir do básico: o que é e para que serve.

Vamos lá! O que entendemos por projeto? O bom e velho dicionário traz as seguintes definições:

1) Plano, intento, desígnio

2) Empresa, empreendimento

3) Redação provisória de lei

4) Arquitetura: plano geral de edificação

Esclareceu? É, entendo, não muito, né? É um termo bastante amplo e pode ser aplicado em várias situações. Mas no nosso caso, em ambientes corporativos, existe uma definição bem específica.

A “Bíblia” do gerenciamento de projetos, o PMBOK (Project Management Body of Knowledge), é um guia elaborado pela instituição mais renomada do mundo na área, o PMI (Project Management Institute). Nesse guia, a palavra projeto está definida da seguinte forma: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único e exclusivo”.

Ah, agora sim! Encontramos o fio da meada. Um projeto difere de uma operação por ser temporário, ou seja, possui começo, meio e fim. Por sua vez, a operação é algo contínuo.

Um projeto pode ser a construção de uma casa, o desenvolvimento de um software, a criação de um móvel sob medida, a implantação de uma nova linha de produção na fábrica, escrever um livro, realizar uma viagem e por aí vai.

As características do projeto são:

● tem prazo definido de começo e fim, é temporário;

● deve ser planejado, executado e controlado;

● entrega produtos, serviços ou resultados exclusivos;

● é desenvolvido por etapas e tem evolução progressiva;

● envolve uma equipe de profissionais;

● tem recursos limitados.

Agora que vimos o que é o projeto, a próxima pergunta é: o que é Gestão de Projetos?

“É a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso.”

Gerenciar, administrar, coordenar ou gerir um projeto envolve todas as etapas do início ao fim, com planejamento, execução e controle das atividades.

É por isso que essa prática está ganhando força nas empresas brasileiras – com um certo atraso em relação às estrangeiras, diga-se de passagem. A gestão de projetos é uma realidade em economias desenvolvidas desde os anos 1990. Mas com os bons índices brasileiros recentes e o boom de investimentos alavancados pela realização de grandes eventos esportivos no país, as empresas daqui começaram a correr atrás de um maior planejamento e organização de seus projetos para não ficarem no prejuízo.

Projetos viabilizam mudanças nas empresas. E mudanças para melhor. O ambiente de negócios é altamente competitivo. Quem quer se destacar da concorrência precisa inovar. Lançar novos produtos, criar novos processos, entender as necessidades de seus públicos. Como se organizar, minimizar riscos, otimizar recursos e satisfazer clientes? Com a gestão de projetos!

...

Baixar como  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »