TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organica

Relatório de pesquisa: Organica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Procedimento Experimental

Primeiramente pesar 0,2 mol de ciclo-hexanol em um balão de fundo redondo, adicionar ao mesmo 0,04 mol de Ácido Fosfórico(85%) e 5 pérolas de vidro.

Montar a aparelhar de destilação fracionada, deixando o balão que irá receber o destilado imerso em um banho de água com gelo. Logo após deve-se abrir a água de refrigeração e aquecer a mistura com a manta de aquecimento até 70° C. Nesta etapa a fumaça gerada não pode chegar até o topo da Coluna de Vigreux , para contê-la deve-se resfriar a Coluna passando gelo em seu redor.

Após 30 minutos , aumentar a temperatura até que o produto comece a destilar em torno dos 80° C e continuar a destilação nesta temperatura até não houver mais gotejamento.

Adicionar Sulfato de Sódio Anidro ( Na2SO4 ) na fase orgânica destilada o suficiente para eliminar traços de água. Recolher o líquido sobrenadante com auxílio de uma pipeta Pasteur previamente com um algodão inserido na ponta da vidraria

Transferir o líquido para uma proveta previamente pesada na balança, calcular a massa de ciclo-hexeno obtido.

Calcular o rendimento da síntese.

MATERIAIS E REAGENTES

Algodão

Balão de 50mL

Béquer de 50mL

Cabeça de destilação

Coluna de Vigreux

Condensador Reto

Espátula

Funil

Garras e Mufas

Mangueiras de Látex

Pérolas de Vidro

Pipeta Pasteur

Proveta de 10mL

Proveta de 50mL

Suporte

Unha

Ácido Fosfórico (85%)

Ciclo- Hexeno

Gelo

Sulfato de Sódio Anidro

Objetivos

Síntese de Ciclo-Hexeno a partir do Ciclo-Hexanol por meio da reação de eliminação nucleofílicaunimolecular, E1.

INTRODUÇÃO

O ciclo-hexeno é um hidrocarboneto com a fórmula C6H10. Este cicloalqueno é um líquido incolor com um odor penetrante. A forma mais correta para realizar a síntese deste composto é através de uma reação de eliminação. Esta basicamente compreende a sáida de de dois átomos ou grupos de átomos em uma molécula.

As reações de eliminação podem ser classificadas em dois tipos: unimolecular e bimolecular, ambas geram ligações duplas, sendo uma ótima metodologia para preparação de alcenos.

Quando um álcool é aquecido na presença de um ácido forte, ocorre a eliminação de água com formação de um alceno. Esta reação é conhecida como desidratação de álcoois, sendo mais favorecida em temperaturas altas e quando os ácidos usados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com