TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizaçao Como A Ibm

Artigos Científicos: Organizaçao Como A Ibm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 6

Questões propostas

1. Organização como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais.

Baseado nessa contratação responda; Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organização burocráticas?

As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, que são comandadas pelo estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM é transnacional, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: Estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. O maior benefício para quem contrata temporários é o custo, aliado à flexibilidade. Sem uma força de trabalho fixa, é mais fácil e mais barato embarcar e desembarcar de novos projetos. É natural, portanto, que as empresas deem especial atenção aos temporários em momentos de crise ou de escassez de mão de obra.

2. Considerando como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestões “diferentes” e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos deixando claro onde estão as diferenças.

O Google é uma empresa que atua no ramo da publicidade, oferecendo um serviço gratuito em termos de pesquisa na internet.

Através de uma cultura empreendedora, o Google permite as pessoas a assumirem riscos e experimentar novas soluções através de modelos de gestão inovadores dentro de um ambiente que promove e incentiva o uso da criatividade dos funcionários e estimulando-os a experimentar suas idéias. Os colaboradores do Google acreditam que os maiores talentos existentes no mundo trabalham ali. O modelo de gestão do Google é composto em pequenas unidades de trabalho onde as pessoas trabalham em pequenas equipes permitindo uma maior autonomia aos colaboradores da empresa e valorização das idéias, fazendo com que essa diretriz facilite a execução e agilidade dos projetos. Outro pilar do modelo é o fluxo contínuo de informações dentro da empresa.

.O Facebook é uma rede social em que os usuários podem compartilhar fotos e vídeos, conversar com amigos, publicar o que estão fazendo, curtir as postagens dos outros, jogar e ainda realizar diversas outras atividades. As empresas .com possuem estrutura organizacional diferenciada em relação às tradicionais organizações mundiais. Os modelos clássicos são substituídos por modelos orgânicos e que privilegiam a criatividade e liberdade produtiva. Isso também fica visível na disposição e recursos materiais disponíveis nos ambientes de trabalho.

Diferenças – Empresas totalmente burocrática quando se deparar com forte concorrência e a globalização mundial têm que reformula a empresa descentralizando-a e mudando seu estilo de gestão. Alem dos padrões que obedecem como normas e regras, como prazos e torres de papeis acumulados. Já o Facebook e a Google, aposta no autogerenciamento de seus funcionários, dando-lhe total autonomia com uma gestão surpreendente pouco usado nas empresas, apostando na satisfação de seus funcionários para que produzam melhor e com mais eficiência.

3. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que os itens “d” e “e” têm recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Elas apresentam lados bons e ruins. A diferença nos serviços temporários é, que o acaba sendo menor o custo beneficio para realização dos trabalhos, as empresas, nos momentos de crise as empresa deem atenção para novos contratados projetos ate suprir a necessidade, em pouco tempo recruta novos e a empresa continua, essa é a teoria de algumas empresas, fazendo assim ela esta sempre com novas ideia na empresa deles o que forem melhor á desempenho podem as vezes até se efetivar.

Como freela (terminologia usualmente utilizada), é importante que o profissional forme um bom network. Ser criativo e diverso dentro de sua área de atuação, oferecendo um serviço diferenciado com soluções inovadoras, também é muito importante e o destacará diante dos concorrentes. E todos esses cuidados, além de um bom planejamento financeiro, oferecerá o background que lhe dará tranquilidade nos primeiros momentos desta migração e nos períodos de menor fluxo de trabalho.

De um lado o trabalhador ganha com flexibilidade de carga e horário de trabalho, mas por outro pode perder todos os direitos como previdencia, seguro desemprego, aviso prévio, dentre outros.Para a empresa é vantajoso pois pode ser mais barato ter um trabalhado freelancer. Para o trabalhador é vantajoso pois pode levar a salários melhores, a desvantagem é a perda dos direitos da carteira assinada.

4. O texto apresenta o que ele afirma ser uma tendência que veio para ficar que são os freelances. o texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um ultimo parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. estabeleça um olhar crítico sobre esta situação e discorra sobre a seguinte questão: quais são as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

Obviamente que abrir mão da segurança de um emprego

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com