TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores

Casos: Organização De Computadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

ETAPA 1

Computadores pessoais e processamento

Nos últimos anos, podemos observar como tem se tornado cada vez mais fácil o acesso do público aos computadores. Isso graças ao desenvolvimento tecnológico dos diversos componentes de uma máquina que além de se tornarem cada vez mais rápidos compactos e eficientes também tiveram seu custo reduzido, tornando-se assim muito mais viável o uso de um computador pessoal, diferente de como se pensava antigamente, lembrando da frase de Ken Olson, fundador da DEC, 1977 que dizia: “Thereis no reasonanyonewouldwant a computer in theirhome” (Não há razão para que alguém queira um computador em casa). Mas o que tornou realmente possível o uso de um computador pessoal, foi o surgimento dos microprocessadores. A partir deste momento foi possível a criação dos microcomputadores que eram muito menores e mais leves que seus antecessores, chegando a pesar menos de vinte quilos, podendo ocupar, de forma mais facilitada, pouco espaço dentro de uma residência, por exemplo, além de que o sistema de micro processamento também trouxe uma enorme e variada gama de novas possibilidades para seus usuários, tornando os computadores muito mais úteis para tarefas mais comuns do dia a dia.

Em 1971 já eram fabricados processadores neste formato, mas somente na metade da década começaram a surgir os primeiros computadores pessoais. Os Altair 880 podiam ser comprados como um kit de montar, vendidos por revistas especializadas nos Estados Unidos. Foi com base nessa máquina que Bill Gates e Paul Allen criaram o “Basic” e inauguraram a dinastia Microsoft. Na mesma época, os dois Steve da Apple (Jobs e Wozniac) criaram a Apple para se dedicarem a projetos de computação pessoal facilitados para usuários leigos. Assim surgiu o Apple I, projeto que foi primeiramente apresentado para a HP. Ele foi sucedido pelo Apple II, após uma injeção de 250 mil dólares pela Intel.

Essa segunda versão dos computadores possuía uma versão modificada do sistema BASIC, criada também pela Microsoft. O grande avanço apresentado pelo sistema era a utilização de interface gráfica para alguns softwares. Também era possível utilizar processadores de texto, planilhas eletrônicas e banco de dados.

Até a terceira geração dos computadores, o tempo de resposta das máquinas era medido em ciclos. Ou seja, media-se um número de ações em curtos períodos de tempo para que fosse possível saber qual fração de segundo era utilizada para elas. Com os microprocessadores, já não era viável medir as capacidades dessa forma. Por isso surgiram as medidas por clocks. Esta definição calcula o número de ciclos de processamento que podem ser realizados em apenas um segundo. Por exemplo: 1 MHz significa que em apenas um segundo é possível que o chip realize 1 milhão de ciclos. Grande parte dos computadores pessoais lançados nessa época eram alimentados por processadores da empresa Intel. A mesma Intel que hoje possui alguns dos chips mais potentes, como o Intel Core i7. Estas máquinas são muito leves e puderam ser levadas a um novo patamar. Ainda estamos em transição de uma fase em que os processadores tentavam alcançar clocks cada vez mais altos para uma fase em que o que importa mesmo é como podem ser melhor aproveitados esses clocks. Deixou de ser necessário atingir velocidades de processamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com