TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientação Para Multiplicador e capacitado

Por:   •  24/3/2021  •  Seminário  •  3.766 Palavras (16 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1][pic 2]

Orientações para

MULTIPLICADORES E

CAPACITADORES

Acompanhamento Nutricional[pic 3]

IMC/idade

“E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens”. Lc ,52

[pic 4][pic 5][pic 6]

A Pastoral da Criança tem por objetivo capacitar da melhor maneira possível os seus voluntários, para que estes estejam preparados no momento de acompanhar e orientar as famílias e crianças da comunidade.

Este roteiro foi elaborado para ajudar os multiplicadores e capacitadores a realizarem capacitações do Acompanhamento Nutricional.

Missão de multiplicadores e capacitadores: eles têm por missão capacitar pessoas, com elas aprendendo e ensinando, partilhando conhecimentos com dedicação.

Multiplicador: prepara capacitadores nas várias dioceses do país. Faz parte da equipe do estado.

Capacitador: capacita as equipes de comunidade/ramo (líderes, voluntários de informática e coordenadores de paroquia) para realizarem o Acompanhamento Nutricional. Faz parte da equipe da diocese.

FLUXO DE CAPACITAÇÃO

Equipe Nacional (profissionais e

[pic 7][pic 8]

técnicos)

Multiplicador

(estado, núcleo e setor/diocese) M 29

[pic 9]

Capacitador (setor/diocese e área) R 29

[pic 10][pic 11]

Equipe de comunidade/ ramo (paroquia)

P 28

[pic 12][pic 13][pic 14]

Metodologia da Capacitação

É muito importante incentivar a interação entre os capacitados e também a relação entre teoria e prática do assunto trabalhado. Destacamos abaixo alguns recursos didáticos:

DIÁLOGO – A fala dos participantes facilita o interesse deles pelo conteúdo estudado e permite a troca de experiências e conhecimentos. Sendo assim, o capacitador deve ter uma atitude de escuta e acolhimento, mas ao mesmo tempo saber dosar as participações, orientando para que haja objetividade e clareza nas colocações, para que todos tenham a oportunidade de falar e ao mesmo tempo não haja atraso na capacitação.

RELAÇÃO DE FÉ E VIDA – O capacitador pode correlacionar o assunto trabalhado com citações Bíblicas a fim de estimular os participantes a refletir.

LEITURA INTERATIVA – Cada participante pode ler um parágrafo em voz alta. O capacitador vai estimulando comentários, troca de experiências, esclarecimento de dúvidas para verificar se os participantes entenderam o texto lido. Depois parte para a leitura de outra página.

MINIOFICINAS – O treinamento prático na própria capacitação, treinando o “uso” das ferramentas de trabalho deve acontecer de acordo com o momento em que esses temas apareçam, para reforçar o aprendizado.

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E RELAXAMENTO – O uso de canções,

brincadeiras, danças, relaxamento, dentre outros, durante as etapas da capacitação, são recursos que permitem o descanso e, logo após, a retomada com maior atenção dos participantes.

APRESENTAÇÃO EM GRUPO – Após cumprir todas as etapas da capacitação, antes da avaliação, pode ser feita uma atividade em grupo. O multiplicador pode escolher alguns temas da apostila de capacitação onde observou que os participantes tiveram maior dificuldade e pedir para que cada grupo leia um tema e apresente de maneira criativa e simples para os demais colegas (ex: como medir um bebê; fazer um teatrinho de como orientar as famílias usando as cartelas, ou ideias de novas atividades para o dia da celebração da vida).

[pic 15][pic 16][pic 17][pic 18][pic 19]

Atribuições dos Coordenadores de Diocese e

Multiplicadores quanto às capacitações:

Cabe aos Coordenadores de Diocese da Pastoral da Criança:

  • Planejar as capacitações de acordo com o público interessado e a necessidade do sua diocese.
  • Verificar no sistema se o Multiplicador ou o Capacitador está cadastrado como tal no tema 28 ou 29 do Acompanhamento Nutricional.
  • Resolver as questões administrativas e financeiras da capacitação, tais como: planejamento, local, alimentação, passagens e solicitação de materiais.
  • Solicitar antecipadamente à Coordenação Nacional o cadastro dos usuários no novo sistema de informação para voluntários de informática, coordenadores de paroquia e capacitadores, por meio do botão APOIO.
  • Fornecer lista de presença para ser assinada pelos participantes.
  • Fornecer as fichas adequadas ao tipo e tema da capacitação.
  • Revisar e enviar as fichas de inscrição e cadastro da capacitação à Coordenação Nacional.
  • Responsabilizar-se pelos gastos da capacitação, pois é ele quem faz o planejamento da capacitação (no caso de capacitação para Multiplicadores ou Capacitadores), recebe os recursos financeiros, e também, faz e envia a prestação de contas da referida capacitação à Coordenação Nacional.

Cabe ao Multiplicador:

  • Combinar com o coordenador de diocese que materiais e recursos didáticos serão necessários para a capacitação, como: papel, canetas, computador, data show, internet, etc., ou qualquer outro material que precise para preparar a capacitação, desde que compatíveis aos recursos disponíveis.
  • Verificar o preenchimento adequado, recolher a assinar as fichas de acordo com as instruções já detalhadas acima.
  • Responsabilizar-se pelas questões didáticas da capacitação, ou seja organização, execução e avaliação da mesma.

5

[pic 20][pic 21][pic 22]

Para o Coordenador de Diocese /

Coordenador de Paroquia / Articulador de Saúde

Reunião na Secretaria de Saúde do Município:

A metodologia de implantação do Acompanhamento Nutricional prevê que seja realizada uma reunião entre a equipe  de coordenação da Pastoral da Criança e a Secretaria de Saúde, podendo ser a nível

estadual e municipal, para a apresentação de uma proposta de parceria. Unir esforços por meio de parcerias é necessário para acompanhar o maior número de crianças possível, só assim conseguimos promover a transformação social das famílias e cumprir a nossa missão “Para que todas as crianças tenham vida em abundância” (Cf. Jo 10, 10).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (651.9 Kb)   docx (726.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com